Postado em 14 de Dezembro de 2021 às 17h31

Curso da Aurora Coop e Senar/SC aborda eficiência energética nas propriedades rurais

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Levar conhecimento aos produtores rurais sobre eletricidade para que conheçam melhor os conceitos e consigam compreender os riscos a que estão expostos e identificá-los em suas instalações. Com esse foco, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) e a Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa) promoveram um treinamento, nesta semana, na sede da AARA em Quilombo.
O evento reuniu associados da Cooperalfa e oportunizou discutir aspectos que auxiliam nas tomadas de decisões sobre a adequação de instalações, assim como na melhor seleção de fornecedores. De acordo com o assessor de suinocultura da Aurora Coop, Sandro Luiz Treméa, o conteúdo atendeu plenamente as expectativas da Aurora e dos participantes. “Os produtores foram muito participativos e nos deram importantes avaliações sobre como o curso será importante para prevenir possíveis problemas relacionados à energia elétrica em suas propriedades”. 
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a iniciativa atende uma demanda muito importante do setor produtivo, tanto pelas questões de segurança quanto pelos aspectos técnicos e financeiros. “Uma boa instalação nas unidades produtivas é fundamental para garantir eficiência energética, o que gera economia significativa na conta de luz e, consequentemente, resultados financeiros aos produtores. Aliado a isso, possibilita manter ambientes seguros para todos os que circulam pelas propriedades”, reforçou.   
O diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, também realçou a importância da iniciativa ao comentar que ficar atento aos perigos da eletricidade e às medidas de prevenção e segurança é essencial para prevenir possíveis acidentes e evitar gastos desnecessários. “A falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes elétricos e, por isso, surgiu a iniciativa desse treinamento”.
A capacitação foi ministrada pelo engenheiro eletricista e professor do Senai Chapecó, Fernando Vieira da Rocha, que abordou temas como noções básicas de eletricidade; instalações típicas em propriedades rurais com foco para os tipos de entrada de energia da concessionária e principais tipos de instalação e equipamentos existentes em propriedades rurais. Também foram destacados quesitos sobre segurança em instalações elétricas, como por exemplo, choque elétrico, mecanismos e seus efeitos, acidentes de origem elétrica, correta e segura aplicação dos componentes de instalações, riscos com a rede de energia de alta tensão etc.
Outro assunto em destaque foi a eficiência energética em propriedades rurais com ênfase na compreensão da conta de luz, direitos e deveres do consumidor, maneiras de identificar equipamentos que mais consomem energia, cálculo do consumo de energia de equipamentos elétricos, fugas de energia, equipamentos eletricamente eficientes e ineficientes, problemas de quedas de tensão, entre outros.
O treinamento conta com duas etapas. A segunda está prevista para o dia 16/12.
ENCADEAMENTO PRODUTIVO
A demanda surgiu após um diagnóstico realizado no ano passado por meio do Projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Central Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” que identificou oportunidades de melhorias no aspecto relacionado à segurança do produtor rural no campo.
“Com essa iniciativa transmitimos informações e conhecimentos aos produtores para que tenham condições de identificar se os serviços de energia elétrica estão bem-feitos toda vez que contratarem um profissional da área em sua propriedade Com isso, é possível evitar riscos de acidentes”, frisou Treméa ao reforçar que a iniciativa não teve por objetivo capacitar os produtores rurais para realizarem serviços em eletricidade.
O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

Veja também

Senar/SC oferece 85 cursos no vale do Itajaí em junho24/05/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferece 85 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais do vale do Itajaí no mês de junho. No Estado são mais de 380 capacitações promovidas em parceria com os Sindicatos Rurais e......
Agricultores vendem produtos pela internet em Abelardo Luz17/06/20 Valorizar os produtos dos empresários rurais locais, divulgar os itens produzidos e incentivar o consumo de alimentos frescos, orgânicos, naturais e de excelente qualidade. Com esses propósitos a Sala do Empreendedor de Abelardo Luz, no......

Voltar para (Blog)