Seguros agrícolas garantem mais tranquilidade ao produtor rural
Sicredi Região da Produção RS/SC/MG disponibiliza duas modalidades para associados da cooperativa
O agricultor em todo o Brasil sabe que a produtividade das lavouras e o sucesso das safras dependem de um fator que foge do controle: o clima. Estiagem, enchente, geada, granizo, são eventos climáticos que todo ano atingem a produção, especialmente no sul do País.
É nessas horas que o produtor se pergunta: o que fazer para garantir a renda e não acumular prejuízos? Uma das soluções pode ser a contratação de seguros agrícolas, em alta no Brasil. São modalidades ofertadas pelas instituições financeiras com coberturas e serviços que se adaptam às necessidades do campo e garantem mais conforto para a gestão do agronegócio. No ano passado, a área agrícola segurada no País alcançou o recorde de 13,7 milhões, um aumento de 98% em relação a 2019, e que representa 20% da área total agrícola brasileira e um investimento total de R$ 45,7 bilhões.
Uma das instituições que se destacam no setor é a cooperativa de crédito Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – instituição que reúne 60 mil associados e 25 agências nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
De acordo com o assessor de agronegócio da cooperativa, Alcione Kinchtner, são duas modalidades ofertadas pela Sicredi Região da Produção que asseguram cobertura e garantem renda aos produtores. “O seguro protege as culturas de eventos climáticos que podem prejudicar os agricultores. Além de dar uma garantia de custos, ele também pode garantir produtividade e, consequentemente, renda ao associado. É um produto fantástico que assegura a subsistência do produtor o ano todo”, ressalta Kinchtner.
“A Sicredi Região da Produção trabalha com as modalidades Seguro Produtividade e Risco Nomeado. Qual dos dois é melhor? Depende da cultura. Por exemplo, quando são culturas específicas, especialmente hortifrúti, o associado pode escolher a modalidade Risco Nomeado e contratar apenas o principal risco daquela lavoura. Agora, quando tratamos a questão de grãos, ele pode contratar o Seguro Produtividade e garantir cobertura sobre aquilo que ele espera produzir. Desta forma, ele tem uma renda protegida e garantida para a atividade”, explica.
Para contratar o serviço, o associado pode entrar em contato com a agência da Sicredi Região da Produção mais próxima e conversar com os gestores de carteira, que são especialistas em agronegócio e podem indicar a melhor modalidade de seguro.
“Nós asseguramos os associados que financiam suas culturas conosco e os que não têm interesse em financiar, apenas proteger a atividade. Todos podem escolher a melhor garantia com o menor custo”, reforça Alcione Kinchtner.
Veja também
Governo do Estado apresenta reforma da Previdência de SC à FAESC21/Jun/202121/06/21há 4 anos Segunda-feira, 21 de Junho de 202121/06/2021O Governo do Estado apresentará, nesta sexta-feira (25), às 14 horas, para a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC) a “Reforma da Previdência do Estado de Santa Catarina”. O evento será realizado na sede do Sistema FAESC/SENAR-SC e terá transmissão simultânea pelo Microsoft Teams para funcionários e dirigentes dos......
Oficina em Lajeado Grande aborda como superar os desafios para atender clientes exigentes 22/Nov/202122/11/21há 4 anos Segunda-feira, 22 de Novembro de 202122/11/2021A reflexão sobre o novo comportamento de consumo das pessoas foi proposta durante oficina gratuita e presencial de “Atendimento ao Cliente: como superar os desafios para atender um cliente cada vez mais exigente”, no auditório do......
Sebrae/SC reforça presença no agro durante o 24º Itaipu Rural Show20/Fev/202320/02/23há 2 anos Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 202320/02/2023Entidade esteve presente na feira de difusão tecnológica com um estande e ampla programação para troca de experiências com produtores rurais e visitantes em geral...