Postado em 08 de Novembro de 2019 às 17h11

SEBRAE/SC e SIMEC: Inserção competitiva de micro e pequenas empresas do setor de energias renováveis

A energia fotovoltaica representará 32% da matriz elétrica brasileira em 2040, tornando-se a fonte com a maior representatividade, conforme projeções da Bloomberg New Energy Finance. Além disso, o potencial técnico em território brasileiro é de mais de 28.500 Giga Watts pico (GWp) em aplicações de geração centralizada, e 164,1 GWp em aplicações de gerações distribuída, apenas considerando o segmento residencial. Isso significa que a somatória do potencial fotovoltaico é superior as demais fontes de energia do País.
Para atender essa demanda as empresas do setor precisam estar preparadas com práticas eficientes de gestão, planejamento para ampliar a capacidade de produção, adequações ou implantação de inovações tecnológicas e estratégicas eficazes para ampliar mercados. Pensando nisso, o Sebrae/SC, em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMEC), lançou nesta semana projeto voltado a fortalecer as micro e pequenas empresas que atuam no setor de energias renováveis na região Oeste catarinense.
De acordo com o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a proposta inicial é desenvolver as empresas que atuam nessa cadeia produtiva durante um ano, e esse grupo será constituído de empresas que podem ser fornecedores de bens e/ou prestadores de serviços. “A cadeia de valor de energia abre oportunidades para os pequenos negócios, que serão absorvidos por empresas qualificadas, sob aspectos de gestão e tecnologia aplicados no dia a dia do negócio, em preparação para atender a demanda crescente. A parceria com o SIMEC contribui para o acolhimento dos empreendimentos interessados em auxiliar na construção de elos na cadeia de valor e no acesso a mercado”, comentou.
“Para que as empresas evoluam é fundamental capacitar os empresários do setor para que possam aprimorar a gestão, expandir a produção e buscar novas oportunidades de negócios. O setor de energias renováveis está em pleno crescimento, pois a energia limpa remete ao futuro e tem um mercado promissor”, observou o presidente do SIMEC, Adilson Campos ao ressaltar que a parceria com o Sebrae/SC fortalece as empresas do setor.
PROJETO
A analista técnica do Sebrae/SC Carolini Demeterko explicou que, para promover desenvolvimento empresarial, serão realizados cursos de qualificação empresarial e consultorias individuais conforme as necessidades das empresas participantes. As empresas optarão pelas áreas de gestão que o seu negócio mais necessita como custos, finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas, dentre outras. Também serão incentivadas melhorias nos processos/produtos/serviços por meio da consultoria tecnológica, contemplando adoção de novos métodos ou sugerido mudanças no equipamento ou na organização da produção.
Carolini também enalteceu ações de acesso dos pequenos negócios ao mercado, oportunizando as empresas a manterem contatos comerciais, propiciando a ampliação da carteira de clientes e o melhoramento da posição no mercado. Para isso, serão realizados eventos, como encontros de negócios, visitas técnicas e missão empresarial. “Também almejamos estruturar uma governança local institucional e empresarial voltada ao desenvolvimento de políticas e iniciativas colaborativas para a inserção dos pequenos negócios na cadeia de energia solar fotovoltaica e para o desenvolvimento local e regional”.
Entre os resultados esperados estão o aumento em 5% do faturamento bruto e o crescimento em 7% da taxa de conversão de vendas das empresas participantes do projeto até 30/12/2020.
ADESÃO
Para viabilizar a execução do projeto é necessário a adesão de no mínimo 15 e no máximo 30 empresas. As empresas interessadas devem entrar em contato com a Carolini pelo telefone (49) 3330-2806.
Os próximos passos dessa iniciativa compreendem a consolidação do grupo, aplicação de pesquisa Tzero (análise inicial da empresa), agendamento da capacitação que será realizada ainda neste ano e apresentação do cronograma de 2020.
PARTICIPAÇÃO
Podem participar do projeto pequenas e médias empresas dos municípios de: Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Águas Frias, Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Bom Jesus, Caxambu do Sul, Chapecó,Concórdia, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunhataí, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Galvão, Guatambu, Ipuaçú, Ipumirim, Irani, Irati, Itá, Jardinópolis, Jupiá, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Marema, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paial, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Presidente Castello Branco, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Vargeão, Xanxerê, Xavantina e Xaxim.

Veja também

OCESC: representação do cooperativismo em SC28/06/22 Desde 2011, a OCESC ocupa uma moderna e funcional sede própria com área de 1.104 metros quadrados (Foto: divulgação). ...
Controle gerencial é tema de palestra da CDL Chapecó 03/02/23 Os treinamentos visam auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo....

Voltar para (Blog)