Postado em 21 de Março às 10h52

Sebrae/SC e ACIC juntos na formação de novos líderes empreendedores em Chapecó

O programa foi aplicado em 2024 com alunos da ONG Verde Vida e do Programa Viver. (Foto: Arquivo MB Comunicação)

Transformar a realidade da educação a partir do desenvolvimento de mentes inovadoras. Esse é o objetivo do Crescendo e Empreendendo, uma solução do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, que se destaca como uma iniciativa de progresso entre jovens e adolescentes. Em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), a metodologia será aplicada durante cinco semanas com alunos da ONG Verde Vida e do Programa Vive, no mês de abril.
“O Crescendo e Empreendendo é voltado para os desafios do mundo do trabalho, instigando os jovens a identificar oportunidades de negócio, reflexões sobre empreendedorismo e ingresso na vida profissional. Ao participar desta ação, eles passam a ter conhecimento sobre o universo do empreendedorismo e planejam seu futuro por meio de atitudes empreendedoras”, destaca a gestora regional no oeste do Programa Educação Empreendedora, Gabriela da Costa Heming.
O treinamento dos adolescentes possui uma grade curricular estruturada, focando em desenvolver a mentalidade e o comportamento necessários para que os participantes possam tanto abrir seus próprios negócios quanto crescer dentro das empresas onde já atuam.
“A proposta oferece um conjunto de capacitações para alunos, por meio de oficinas divididas em: Descobrindo atitudes empreendedoras; Características de Comportamento Empreendedor, Trabalho e Negócio, Empreendedorismo na vida, no mundo do trabalho e dos Negócios; e Pensando no Futuro. São trabalhos que serão desenvolvidos e elevarão ainda mais os resultados do Apreender a Empreender”, assegurou Gabriela.
Empreendedorismo é mais do que apenas empreender. “Exige adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida, começando com um bom desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo. E é exatamente este o núcleo da discussão do Crescendo e Empreendendo”, salientou.
Alguns dos temas abordados são o empreendedorismo, mercado de trabalho, comportamento empreendedor, trabalho e negócio e pensando no futuro. O Sebrae/SC contribuí também oferecendo capacitação aos voluntários da ACIC, que são jovens empreendedores engajados no projeto e a entrega do material.
PARCERIA
A ACIC tem abraçado uma bandeira expressiva: a promoção da cultura empreendedora entre jovens e adolescentes. “Nossa proposta é desenvolver uma mentalidade empreendedora que incentive eles a assumirem a responsabilidade por suas escolhas e a não se verem como vítimas das circunstâncias. Queremos que estes jovens entendam que o sucesso depende de decisões assertivas, disciplina e dedicação”, explica o diretor de empreendedorismo da ACIC, Robert Otto.
Com a participação ativa de membros do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da ACIC, o programa tem proporcionado um ambiente colaborativo onde os próprios jovens assumem o papel de educadores. “Um especialista em marketing pode compartilhar suas habilidades em aulas, proporcionando aos participantes uma visão prática e atualizada sobre o mercado. Essa abordagem colaborativa não só prepara os jovens para o mundo dos negócios, mas também os capacita a serem agentes de mudança em suas comunidades, reforçando a importância da disciplina e da proatividade. Com o Crescendo e Empreendendo, a Associação se destaca como um pilar fundamental na formação de uma nova geração de líderes empreendedores”, complementou Otto.
De acordo com a sócia proprietária na loja Leruty e comunicadora, Letícia Dalla Vecchia, o Crescendo e Empreendendo é uma iniciativa transformadora. “Mais do que ensinar, nós, como mentores, aprendemos e crescemos junto com os alunos. É inspirador acompanhar a evolução do pensamento deles ao longo das aulas. Na última edição, ficou claro o quanto esses jovens têm sede de sonhar e acreditar em um futuro melhor. Por isso, nesta nova fase, teremos a participação de uma psicóloga especializada, que trabalhará justamente esse despertar — ajudando-os a enxergar o poder dos seus sonhos e a acreditar que eles podem se tornar realidade”, informou.
Mais do que formar futuros empresários, o grande objetivo do projeto é despertar atitudes empreendedoras, independentemente da área em que os jovens escolherem atuar. “Queremos que eles saiam prontos para criar oportunidades, resolver problemas e transformar o ambiente onde estiverem”, apontou.
EMPRESÁRIO SOMBRA
A culminação desse processo educativo acontece durante a iniciativa Empresário Sombra, uma iniciativa da Junior Achievement (JA). “Nesse evento, os participantes têm a oportunidade única de passar um dia inteiro acompanhando um empresário local. Essa imersão permite que os jovens conheçam os bastidores da rotina empresarial, fazendo perguntas e interagindo diretamente com os gestores. O impacto do é significativo, não apenas para os adolescentes, que ganham uma visão prática do mundo dos negócios, mas também para os empreendedores, que se sentem sensibilizados ao acolher e compartilhar suas experiências”, salientou Otto.
Com essa abordagem inovadora, o projeto não só educa, mas também cria laços entre os jovens e a comunidade empresarial, promover uma cultura de aprendizado e colaboração.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site. 

Veja também

Lançamento: SESCOOP/SC tem nova marca para programas sociais02/12/21 Uma nova identidade visual para os programas sociais destinados aos jovens e as crianças, e que contam com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), foi lançada nesta semana em Chapecó. O evento reuniu convidados, entre eles, presidentes e representantes dos programas sociais de cooperativas catarinenses. O lançamento da......
Sala do Empreendedor de Chapecó é referência no atendimento20/02/20 Espaço físico, atendimento, clareza nas informações transmitidas, conhecimento técnico do atendente e visão geral. Esses foram os cinco principais aspectos analisados na pesquisa, com metodologia de cliente oculto,......
O compromisso de quem produz alimentos10/08/20 José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)