Postado em 05 de Outubro de 2023 às 17h18

Sebrae/SC aproxima atuação com entidades empresariais de Concórdia

Nos encontros foram enfatizadas a intenção das entidades empresariais em fomentar novas parcerias e unir esforços para concretização de objetivos em comum.

 
Convergir esforços para o desenvolvimento econômico, contribuir no atendimento às demandas empresariais locais e identificar oportunidades estratégicas para fomentar o empreendedorismo ou diversificar as atividades econômicas. Com essa visão diretores e gerentes do Sebrae/SC realizaram, na última semana, visitas e reuniões com dirigentes da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e do Sindilojas Concórdia e Região (Sindilojas).
Nos encontros foram enfatizadas a intenção das entidades empresariais em fomentar novas parcerias e unir esforços para concretização de objetivos em comum, identificar demandas dos empresários do município e da região oeste catarinense, além de apresentar algumas soluções do Sebrae/SC disponíveis para potencializar os pequenos negócios.
O presidente da ACIC, Cláudio Redin, enfatizou que a associação comercial busca entender o empresário pós-pandemia para oferecer alternativas para minimizar as “dores” da empresa. “Temos uma veia empreendedora que pulsa intensamente, por isso acentuamos nossa atuação para compreender esse novo cenário econômico e as transformações no comportamento do empreendedor”, explicou.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, um dos maiores aprendizados dos últimos anos foi de adaptar rapidamente o modelo de eventos para contemplar o maior número de participantes possíveis. “O aprendizado é constante tanto que já identificamos que alguns temas não chamam a atenção do público, que pode buscar informações por outros canais e meios”, justificou.
Como exemplo dessa transformação digital, Luc Pinheiro citou que há 15 anos, aproximadamente 80% das ações do Sebrae/SC estavam relacionadas com capacitações. Atualmente, 93,7% da atuação da entidade é de consultoria. “Essa demanda fez com que também ampliássemos o número de consultores credenciados, de 400 profissionais em 2018, agora temos mais de 1.300 em Santa Catarina. Para esse ano, para se ter uma ideia, estamos atendendo 1.000 empresas diferentes por dia”, destacou.
Luc Pinheiro defendeu que o empresário deve estar no centro de qualquer iniciativa das entidades empresarias. “Temos novos desafios para ajudá-lo, por isso pretendemos formalizar parcerias para estar cada vez mais próximos dos empreendedores que precisam de apoio. Isso porque não podemos cometer o equívoco de querer atender o empresário a partir da ótica da entidade”, antecipou.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou algumas iniciativas realizadas em parceria com as entidades empresariais de Concórdia. Entre elas, estão: o programa Go To Market focado na internacionalização de negócios e para oferecer suporte para as empresas interessadas em expandir a atuação em novos mercados; o diagnóstico Como Anda Sua Empresa (CAASE) para avaliar e aprimorar a performance das empresas locais, o Programa Empreender, que busca fortalecer as micro e pequenas empresas a partir da participação em núcleos setoriais, o programa Quinta Empreendedora, que oferece uma série de sete capacitações mensais sobre sucesso empresarial, empreendedorismo, finanças, marketing, gestão de pessoas e técnicas de vendas.
“Esses são os principais destaques das atividades realizadas em colaboração com o Poder Público e as entidades empresariais. Essas parcerias têm se mostrado extremamente bem-sucedidas, beneficiando não apenas as entidades envolvidas, mas também a comunidade empresarial em geral. Continuaremos buscando oportunidades de colaboração e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento econômico da região”, observou Trennepohl.
TURISMO
“Queremos ajudar a fomentar o turismo em parceria com ACIC, CDL e Sebrae/SC, pois quanto mais turistas atrairmos a partir de eventos semelhantes ao HJ 2023 beneficiamos toda a economia local. Sem contar que ampliamos as possibilidades de novas oportunidades de negócios e investimentos, a exemplo de opções de acomodações em hotéis, pousadas, cabanas ou chalés”, comentou o presidente do Sindilojas, Leocergio Sarturi.
Pela parceria com o Sebrae/SC será elaborado o Plano de Desenvolvimento de Turismo. Essa iniciativa promove o setor, identifica oportunidades de crescimento e aprimoramento da infraestrutura turística da região. “O grande desafio desse setor é fortalecer a governança para que tome a liderança do processo, pense estratégicas de fortalecimento e identifique as mudanças necessárias para ampliar a competitividade dos empreendimentos já atuantes e também atrair investidores”, observou o diretor para assuntos de pequenas e microempresa da ACIC, Márcio Rossini.
O assessor da diretoria técnica do Sebrae/SC, Eduardo José Perone, explicou que neste ano uma das soluções disponíveis pela entidade é de estruturar a governança para que haja a participação e o ingresso de novos atores. “Trabalhamos para estruturar um plano de oxigenação para essa governança, com planejamento de ação, medidas estruturais e acompanhamento para gerar maturidade, o que futuramente trará como benefício o maior envolvimento de voluntários. Isso não gera dependência de que as ações devem ser sugeridas ou conduzidas pela Administração Municipal ou por determinada entidade empresarial”, expôs.
Também participaram da reunião o gestor da CDL Concórdia Valmir José da Costa e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Vinícius Furlanetto.

 

Nos encontros foram enfatizadas a intenção das entidades empresariais em fomentar novas parcerias e unir esforços para concretização de objetivos em comum.

Veja também

Voltar para (Blog)