Postado em 10 de Abril de 2024 às 08h49

Sebrae apresenta estratégia dos Territórios Empreendedores para prefeitos da Ameosc

Iniciativa contribui para o desenvolvimento econômico regional sustentável

Um dos diferenciais dessa estratégia é a criação de um ambiente colaborativo e favorável que supere as fronteiras de cada localidade (Foto: Ameosc) 

  Fortalecer as lideranças locais e promover um ambiente de cooperação e parceria entre os municípios de um determinado território. Esses são alguns dos objetivos da estratégia dos Territórios Empreendedores, jornada elaborada e oferecida pelo Sebrae, que foi apresentada aos prefeitos, na última sexta-feira (5), durante Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). O encontro ocorreu em paralelo a Expo Guarujá 2024 e a Feira Saberes e Sabores, realizadas no município de Guarujá do Sul.
  A proposta busca compartilhar conhecimento sobre o território, mobilizar, integrar e preparar instituições e lideranças locais do setor público, da iniciativa privada, universidades e do terceiro setor para a criação, formulação e implantação prática de iniciativas para a promoção do desenvolvimento econômico regional sustentável, com ênfase nos pequenos negócios. Entre as ações realizadas, estão organizar as demandas, promover uma governança coesa, estruturar uma agenda de desenvolvimento e implementar políticas públicas e inovações.
  Após a delimitação de um território com uma razão de ser em comum – como fator histórico, cultural, turístico, cadeia produtiva, etc –, a jornada é composta por três fases distintas denominadas de Nosso Território, Conexões e Horizontes e Transformação. A primeira refere-se a um seminário para que as instituições convidadas apresentem suas iniciativas e seu histórico de atuação e o Sebrae forneça um observatório socioeconômico (Observatório Data MPE Brasil) para o território formado pelo conjunto de municípios participantes.
Na segunda etapa são mobilizadas as lideranças voluntárias para a construção de uma visão de futuro e elaboração de uma Agenda de Desenvolvimento, além de oportunizar o desenvolvimento de um Plano de Comunicação e Relacionamento do Território. Por fim, é o momento de conectar as estratégias planejadas para a realização de ciclos anuais de implementação prática, definir os projetos em que cada parceiro pode contribuir e ativar o Agente Territorial Sebrae, figura responsável por manter o engajamento da governança e a articulação das ações.
  O coordenador de territórios e lideranças do Sebrae Nacional, André Ligório, enalteceu que um dos diferenciais dessa estratégia é a criação de um ambiente colaborativo e favorável que supere as fronteiras de cada localidade. “Nosso propósito é contribuir para que as lideranças da gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor trabalhem em conjunto para a construção de um projeto de futuro a médio e longo prazo”, reforçou.
  Ligório comentou que a estratégia dos Territórios Empreendedores também permite que as soluções do Sebrae e dos parceiros sejam conectadas com as demandas levantadas. “São fatores de sucesso dessa iniciativa o alinhamento do interesse das lideranças do território e a implementação das soluções disponibilizadas pelo Sebrae por meio das verticais Liderança, Políticas Públicas, Sustentabilidade e Inovação”, antecipou. Por fim, compartilhou experiências exitosas dessa estratégia no Brasil.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a estratégia é fundamental para ampliar a visão da governança a partir da cooperação e de ações regionais integradas. “A metodologia é flexível, respeita as características do território e promove o desenvolvimento de forma contínua. Nossa intenção é realizar dois projetos-pilotos da região, um com os 19 municípios que integram a microrregião da Ameosc e outro com algumas cidades do Alto Uruguai Catarinense”, adiantou.
  O presidente da Ameosc e prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, enalteceu que as parcerias são importantes para promover o desenvolvimento da região extremo-oeste. “A vinda do Sebrae oportuniza o planejamento do território de maneira conjunta para pensar soluções, buscar novas tecnologias e incentivar a diversificação econômica para a sustentabilidade dos municípios da microrregião. Essa estratégia do Territórios Empreendedores contribuirá para nortear nosso futuro caminho”, comentou.

A estratégia dos Territórios Empreendedores foi apresentada aos prefeitos durante AGO da Ameosc (Foto: Ameosc)

Veja também

FIESC anuncia homenageados da Ordem do Mérito Industrial 202430/04/24 Serão reconhecidos os industriais Assis Strasser, da GTS do Brasil (Lages), Francisco Graciola, da FG Empreendimentos (Balneário Camboriú), Heinz Engel, do Conselho de Acordantes Condor (São Bento do Sul), Henrique Deiss, da......

Voltar para (Blog)