Postado em 13 de Março de 2023 às 14h38

Seara renova parceria com o Sebrae/SC para aprimorar o desenvolvimento local

O prefeito Edemilson Canale ao renovar a parceria ressaltou alguns resultados obtidos, em anos anteriores, com o Programa Cidade Empreendedora (Foto: Divulgação). 

A Administração Municipal de Seara, no oeste catarinense, renovou a parceria com o Sebrae/SC para realização de um novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa tem como objetivo promover a transformação territorial, buscando o desenvolvimento do município, com a implantação de políticas de desenvolvimento através de produtos, serviços e metodologias próprias do Sistema Sebrae.
O município terá acesso às soluções estruturais como: gestão municipal, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. Esses eixos prioritários viabilizam, por exemplo, diagnóstico de maturidade, plano anual de compras públicas, oficinas online para professores e consultorias para simplificar os processos municipais de abertura, alteração e baixa de empresas.
De acordo com a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, Seara também investirá nos próximos dois anos no aprimoramento de algumas áreas da gestão pública municipal. “Exemplos disso são medidas de apoio aos empreendedores e empresários através de soluções Sebrae; fomento das compras públicas; consultorias para apoio na desburocratização; fomento do turismo local e planejamento ambiental e políticas públicas para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, comentou.
O prefeito Edemilson Canale ao renovar a parceria ressaltou alguns resultados obtidos, em anos anteriores, com o Programa Cidade Empreendedora. “A Sala do Empreendedor, que iniciou as atividades em junho de 2021, já realizou até o momento mais de 800 atendimentos presenciais e online, disponibilizando aos empreendedores locais cerca de 300 horas em consultorias e capacitações, além de outras ações que visam estimular o desenvolvimento local”, destacou.
 Conforme levantamento, no segundo semestre de 2021 o município contava com apenas 720 microempreendedores individuais (MEIs) ativos. Já em novembro de 2022 esse número subiu para 940, ou seja, um aumento de 220 novos negócios formalizados, o que representa incremento de 30%. Destes números, 150 inscrições na modalidade jurídica foram realizadas por meio da prestação de atendimento gratuita da Sala do Empreendedor. Atualmente Seara possui 2.113 empresas, das quais 940 são MEIs, 803 microempresas, 168 empresas de pequeno porte e 202 empresas de outras naturezas.
A secretária de Administração Dirlei Wildner também destacou outras conquistas, como a da Sala do Empreendedor de Seara que recebeu o Selo Bronze de participação do Programa Selo Sebrae Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae Nacional; e dos dois Selos Prefeito Empreendedor nas categorias de Compras Governamentais e Sala do Empreendedor da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor do Sebrae/SC.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

 

A secretária de Administração Dirlei Wildner também destacou outras conquistas resultantes da parceria (Foto: Divulgação).   

Veja também

Vinícola do oeste catarinense: herdeiros realizam sonho de empreendedor02/08/21   Construir a vinícola na propriedade da família na área urbana de Ponte Serrada, no oeste catarinense, conforme todas as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para obter o registro e manter a produção de vinhos. Esse era um dos sonhos do empreendedor Luiz Mayer (in memoriam), uma pessoa determinada, muito focada no......

Voltar para (Blog)