Empresa transforma processos internos e amplia presença digital com apoio do Sebrae/SC
Empresa é referência em mecânica geral, injeção eletrônica, autoelétrica, direção elétrica e câmbio automático, atendendo veículos a diesel, flex e gasolina.
O espírito empreendedor de Márcio Luz começou cedo, aos 13 anos, quando decidiu trilhar o caminho da mecânica automotiva. Anos mais tarde, sua paixão pela área e o desejo de oferecer serviços de confiança e qualidade deram origem à Mecânica Luz, fundada oficialmente em 2013 em Chapecó. Atualmente, a empresa é referência em mecânica geral, injeção eletrônica, autoelétrica, direção elétrica e câmbio automático, atendendo veículos a diesel, flex e gasolina. A jornada ganhou um novo capítulo quando a esposa, Ana Paula Bosco, passou a integrar a gestão do negócio. Com experiência em consultorias e perfil voltado para administração e controles, ela contribuiu para a profissionalização dos processos internos e para o fortalecimento digital da oficina. “Nosso propósito sempre foi unir conhecimento técnico com atendimento humano e diferenciado. Queremos que cada cliente sinta confiança e acolhimento ao trazer seu veículo aqui”, resume Ana Paula. Apesar da sólida experiência técnica, mais de 35 anos de atuação, Márcio enfrentou obstáculos relacionados à baixa visibilidade nas redes sociais, à pouca valorização de serviços especializados e à dificuldade em atrair novos clientes de forma constante. “Antes eu fazia um post quando dava tempo, sem saber se estava certo. Com o roteiro pronto, tudo ficou mais fácil de entender e de aplicar. Agora eu sei o que falar, como mostrar nosso trabalho e tenho até cliente dizendo que viu no Instagram e veio conhecer”, conta Ana Paula. O primeiro contato com o Sebrae/SC surgiu por meio de uma indicação familiar. A partir disso, a empresa participou de consultorias em marketing e, mais tarde, ingressou no Programa Agente Local de Inovação Produtividade (ALI), que se tornou um divisor de águas. SOLUÇÕES IMPLEMENTADAS Durante o acompanhamento no Programa ALI, a principal ação foi a criação de um Planejamento Estratégico de Conteúdo para três meses, com meta de aumentar em 25% o alcance e o engajamento no Instagram até julho de 2025. O plano incluiu reunião de briefing para definição de persona, objetivos e linguagem, análise do perfil atual e estudo de posicionamento, estruturação da linha editorial e dos pilares de conteúdo, desenvolvimento de calendário com pelo menos três postagens semanais, criação de templates padronizados alinhados à identidade da marca, produção de conteúdo (legendas, imagens, vídeos e stories) e agendamento automatizado das publicações e acompanhamento de métricas. Além disso, a empresa também mapeou fluxos de trabalho e definiu atividades por colaborador, estabeleceu parcerias com instituições de ensino técnico para atrair mão de obra qualificada, criou e implementou os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), investiu em campanhas digitais de reconhecimento e conversão via WhatsApp. “A gente já tinha feito outras ações de marketing, mas com o planejamento ficou tudo mais claro e organizado. Agora temos um caminho, sabemos o que postar e conseguimos mostrar para os clientes tudo o que fazemos aqui com mais confiança”, reforça Ana Paula. AVANÇO
“As mudanças refletiram diretamente nos resultados da Mecânica Luz. Houve crescimento no faturamento, conquista de novos clientes e maior eficiência interna, resultado da organização dos processos e da adoção de ferramentas práticas, como checklist de serviços e implantação do pós-venda. Além disso, a empresa passou a ter um relacionamento mais próximo com os clientes, fortalecendo a fidelização e garantindo maior sustentabilidade ao negócio”, destacou a Agente Local de Inovação, Raquel Fabro. A gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb, salientou a importância da iniciativa para os empreendedores: “Com apoio estratégico e foco em processos, conseguimos levar inovação, competitividade e crescimento para negócios que desejam se destacar”. O casal projeta um futuro de expansão e aprimoramento contínuo. A meta é consolidar a oficina como referência em atendimento e excelência técnica, ampliar o portfólio de serviços e acompanhar as tendências do setor automotivo. “Nos próximos anos queremos melhorar ainda mais os processos, investir em conhecimento técnico e oferecer novos. O cliente encontrará aqui não apenas uma solução mecânica, mas um atendimento de confiança e de excelência”, afirma Márcio Luz. SOBRE O SEBRAE/SC O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Encontro Regional de Agroecologia em Cocal do Sul está com inscrições abertas12/Set/202212/09/22há 3 anos Segunda-feira, 12 de Setembro de 202212/09/2022Estão abertas as inscrições gratuitas para o Encontro Regional de Agroecologia, que acontece em Cocal do Sul, no dia 13 de setembro. O evento, promovido pela Epagri em parceria com outras instituições, é aberto a técnicos, agricultores e consumidores. As inscrições podem ser feitas com Michele, pelo fone (48) 3403-1096 (ligações e WhatsApp)......
Arthur Igreja explana sobre tecnologia e inovação no 15º SBSS27/Jul/202327/07/23há 2 anos Quinta-feira, 27 de Julho de 202327/07/2023Palestra de abertura do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura será às 18h40 do dia 8 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), com patrocínio da Farmabase...