Postado em 18 de Agosto de 2021 às 14h24

Seara define estratégias para prospectar negócios

Soluções do Programa Cidade Empreendedora estão voltadas a contribuir com o desenvolvimento local

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Levantamento de Oportunidades, Mais Empresas, Caminho do Empreendedor e Plano Estratégico da Gestão Municipal (PEGEM) são as verticais estratégicas do Programa Cidade Empreendedora que iniciaram neste mês no município de Seara, no oeste catarinense. As ações foram escolhidas pela Administração Municipal ao observar as demandas locais e para proporcionar desenvolvimento aos negócios. As atividades são conduzidas pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC e prosseguem até dezembro de 2022.
“Escolhemos essas verticais estratégicas porque sabemos do potencial empreendedor de Seara, que pode gerar mais empregos e oportunidades para a população, além disso pode fomentar a diversificação de atividades econômicas e contribuir no fluxo da economia”, analisa o prefeito Edemilson Canale.
O consultor credenciado ao Sebrae/SC, Marcus Dias, explica que o Levantamento de Oportunidades é um estudo que busca indicar aos gestores municipais, investidores e empreendedores as atividades econômicas potenciais para a geração de novos empreendimentos. “A sondagem explora ao máximo as cadeias de serviços, geração de energia, geológica, agronegócio e turística, por exemplo, e está alicerçada em dados e entrevistas que permitem a identificação de vazios econômicos e a análise de dinâmicas de formação do encadeamento produtivo local”, enfatiza.
A solução Mais Empresa complementa o Levantamento de Oportunidades ao desenvolver um conjunto de estratégias para prospectar negócios. A consultora Maria Gorete Hoffmann comenta que o objetivo é atrair os investidores nas atividades econômicas potenciais. Entre os trabalhos previstos estão: identificação de possibilidades de atratividade, de fatores críticos, de alternativas para superar as fragilidades e elementos estratégicos.
Uma imersão no processo de inovação e criação é proporcionado no Caminho do Empreendedor. O programa de capacitação está organizado em uma trilha de oficinas on-line que inicialmente busca o nivelamento dos conteúdos para os negócios e mostra o passo a passo para desenvolver uma empresa, encontrar um mercado sólido e aumentar vendas. Depois, outras trilhas ensinam como ter mentalidade ágil e a encontrar oportunidades frente aos clientes. “A metodologia auxilia no aprimoramento da capacidade empreendedora e pode ser aplicada tanto em startups quanto em organizações tradicionais, por isso definiremos o público-alvo com a Prefeitura para depois elaborarmos um cronograma de atividades”, adianta o consultor Gabriel Segundo.
A inovação na gestão pública com uma nova forma de planejar é trabalhada na solução Bright Cities + PEGEM. A consultora Beatriz Silveira explica que a metodologia está baseada no conceito de cocriação e focada no aperfeiçoamento da gestão e das políticas públicas. As principais etapas são realização de análise preliminar que compara o olhar da comunidade e os aspectos da gestão pública, realização de workshop de diagnóstico e definição de estratégias e identificação de projetos prioritários.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Voltar para (Blog)