SC busca apoio federal para ampliar a regularização fundiária de imóveis rurais
Destaque nacional na regularização fundiária de imóveis rurais, Santa Catarina quer ampliar os investimentos e o número de beneficiários em 2022. Nesta terça-feira, 26, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, participou de uma série de reuniões com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em busca de parcerias e maior aporte de recursos para o próximo ano.
"Nós já temos uma grande parceria com o Governo Federal para a execução do Programa de Regularização Fundiária em Santa Catarina. Este ano, investiremos mais de R$ 7,3 milhões para entregar os documentos que permitem o registro de imóveis rurais, beneficiando cerca de 20 mil famílias em todo o estado. Nós queremos planejar os próximos passos e aprimorar o Programa, para que possamos atender ainda mais pessoas e transformar a vida das famílias rurais catarinenses", destacou o secretário Altair Silva.
Durante reunião com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, César Hanna Halum, a equipe técnica da Secretaria da Agricultura apresentou as principais demandas para a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF: descentralização de recursos do Governo Federal e liberação de convênio para execução das ações no próximo ano. Segundo o diretor de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca, Hilário Gottselig, Santa Catarina pretende realizar um seminário nacional do Crédito Fundiário, reunindo mais de mil beneficiários e com a participação de todo o país. A expectativa é de que o evento aconteça no primeiro trimestre de 2022.
O objetivo do encontro com os técnicos do Incra foi a proposição de um convênio para a regularização de imóveis rurais no valor de R$ 8,5 milhões. A deputada federal Angela Amim e o senador Esperidião Amim também participaram da reunião e avaliarão a possibilidade de aporte de recursos também via emenda parlamentar impositiva.
Regularização Fundiária
Em Santa Catarina, são cerca de 93 mil propriedades rurais de posses e partilhas não regularizadas, além de aproximadamente 350 mil propriedades de agricultura familiar que não possuem o georreferenciamento e que precisam fazê-lo até 2025, para atender à legislação federal.
Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/(48) 99998-0907
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/
www.instagram.com/agriculturaepescasc
Veja também
Parecer da AGU esclarece dúvida sobre cultivo de áreas do bioma Mata Atlântica26/Dez/201926/12/19há 5 anos Quinta-feira, 26 de Dezembro de 201926/12/2019Santa Catarina foi pioneira ao instituir o primeiro Código Estadual do Meio Ambiente do Brasil por meio da Lei 14.675, sancionada há dez anos pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Foi um dos mais importantes atos para a agricultura e o agronegócio barriga-verde. A lei foi considerada medida de salvação do setor primário da economia. A aprovação do......
Empresas do município de Riqueza expandem negócios com consultoria do Sebrae/SC14/Ago/201914/08/19há 6 anos Quarta-feira, 14 de Agosto de 201914/08/2019O convênio para execução da terceira etapa do Programa de Consultoria Municipal (PCM) foi renovado entre a Prefeitura Municipal de Riqueza e o Sebrae/SC. Essa ação viabiliza assessoria para empresários dos setores do......