Em uma iniciativa pioneira, o Governo do Estado irá reforçar os investimentos e ampliar as ações para levar internet de qualidade ao meio rural. A intenção é destinar R$ 100 milhões para melhorar a conectividade no campo nos próximos dois anos, cobrindo boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica. O projeto foi apresentado pelo secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Serra Catarinense, que ocorreu em Lages nesta quinta-feira, 10.
"Este é um programa que irá transformar a agricultura catarinense e atende a uma demanda antiga das famílias rurais. Temos um agronegócio pujante, moderno e que utiliza tecnologia de ponta, num ciclo de modernização constante. A internet é fundamental para aumentar a competitividade do nosso agro, sem contar os impactos na educação, qualidade de vida e oportunidades para os jovens agricultores. Será um novo momento para o setor produtivo catarinense”, destaca o secretário Altair Silva.
O primeiro passo para ampliar a cobertura de internet no meio rural catarinense já foi dado. Em janeiro, o governador Carlos Moisés sancionou a Lei nº 18.340, que institui um programa para melhorar a conectividade no campo e também autoriza as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilharem suas estruturas, sem custos, para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais. Este era o principal obstáculo à instalação de internet de fibra ótica no meio rural.
A partir de agora, as empresas de telecomunicações não terão que pagar tarifas ou taxas para a utilização desses postes. Em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia elétrica poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente. "O aluguel dos postes era um dos maiores impeditivos para a instalação de fibra ótica no Interior. Vamos facilitar esse processo, para agilizar os investimentos e resolver de vez esse problema. Esse é um dos projetos prioritários para o desenvolvimento da agropecuária catarinense”, explica Altair Silva.
Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e os recursos previstos no projeto devem ser utilizados para viabilizar a instalação dos serviços de telecomunicação nos municípios. A Secretaria da Agricultura dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.
Apoio ao produtor
Após a instalação da estrutura de fibra ótica nas estradas rurais, os agricultores contarão com o apoio da Secretaria para fazer a conexão com suas propriedades.
O Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) possui uma linha de crédito especial para que os agricultores conectem suas propriedades à infraestrutura de fibra ótica do município. Os produtores poderão acessar até R$ 20 mil, com cinco anos de prazo para pagar e sem juros.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
Empresários de Cunhataí participam de oficina sobre estratégias para aumentar as vendas19/Jun/201919/06/19há 5 anos Quarta-feira, 19 de Junho de 201919/06/2019Aprimorar e ampliar os negócios e entender melhor as necessidades do mercado e os processos de venda e marketing. Com este foco, empresários de Cunhataí participaram nessa semana da oficina “Como aumentar suas vendas” – uma iniciativa da Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sebrae/SC. O analista técnico do......
Coronavírus: tome cuidado com o uso de medicamentos19/Mar/202019/03/20há 5 anos Quinta-feira, 19 de Março de 202019/03/2020A pessoa com sintomas do Covid-19 deve ser medicada com Ibuprofeno? Acabou o álcool em gel, e agora? Quem deve utilizar as máscaras? Essas dúvidas são esclarecidas pela diretora hospitalar, infectologista e coordenadora do......
Agende-se: Em live nesta quinta, FIESC lança novo portal do Observatório17/Fev/202117/02/21há 4 anos Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 202117/02/2021Detalhes da plataforma serão apresentados, às 14h30, com transmissão pelo canal da FIESC no YouTube. A ferramenta passou por uma reestruturação, ganhou novas funcionalidades e permite ao usuário navegar com mais......