Postado em 26 de Junho às 10h41

Saúde intestinal das aves é tema do 15º Simpósio Técnico da ACAV

Evento será realizado de 5 a 7 de agosto, em Florianópolis

O presidente da ACAV, Marcondes Aurélio Moser, ressalta que o objetivo é colocar a avicultura no papel de protagonismo que ela merece. (Foto: Arquivo Pessoal)

O universo da indústria avícola brasileira prepara-se para participar do 15º Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), programado para o período de 5 a 7 de agosto deste ano, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). Dezesseis palestras de alto nível e cinco mesas-redondas fazem parte da programação científica. A saúde intestinal das aves será tema da palestra que a engenheira agrônoma Sandra Bonaspeti apresentará no último dia do evento.
Sandra graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1986 e concluiu Mestrado em Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Monogástricos e MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Atuou profissionalmente em indústria de frangos e suínos por mais de 30 anos, tendo exercido sua última função na empresa SEARA do Grupo JBS, além das empresas BRF, ALIBEM e AVIPAL, coordenando as equipes de formulação e produção de rações para os animais, bem como as equipes de P&D na área de nutrição e saúde animal. 
Dedicou-se também à consultoria para empresas de produtos e serviços destinados à alimentação animal. Atualmente trabalha na empresa PHIBRO ANIMAL HEALTH CORPORATION na posição de diretora global de marketing e serviços técnicos, sendo responsável pelo serviço e apoio técnico aos clientes e às equipes de profissionais da Phibro dos países da América do Sul.
A saúde intestinal das matrizes desempenha um papel fundamental no sucesso reprodutivo dessas aves, influenciando diretamente na eficiência da absorção dos nutrientes da ração, no desempenho produtivo das aves e na qualidade dos ovos férteis.
Um trato gastrointestinal equilibrado permite que as aves aproveitem melhor os nutrientes da dieta, garantindo uma boa taxa de postura, além da produção de ovos com casca resistente. Distúrbios intestinais, como desequilíbrios na microbiota ou inflamações, podem também comprometer a fertilidade e a taxa de eclosão dos ovos. Além disso, problemas associados à piora na saúde intestinal podem impactar negativamente o bem-estar das matrizes, tornando-as mais suscetíveis a doenças e reduzindo sua longevidade produtiva.
Medidas preventivas envolvidas na promoção e manutenção da saúde intestinal – via alimentação (acesso à ração, formulação com ingredientes de alta digestibilidade, correta granulometria e uso de aditivos funcionais) ou por manejo sanitário das aves – são decisivas para evitar a ocorrência de disbioses e fortalecer o sistema imunológico das aves.
ALTO NÍVEL
A programação científica do 15º Simpósio Técnico da ACAV é baseada na criteriosa seleção de pautas e em palestrantes que asseguram a elevada qualidade do evento, realça o coordenador geral Bento Zanoni.
O presidente da ACAV, Marcondes Aurélio Moser, ressalta que o objetivo é colocar a avicultura no papel de protagonismo que ela merece. “A iniciativa do Simpósio é parte da jornada em busca da eficiência, da biosseguridade e da construção de cadeias produtivas cada vez mais sólidas. A sanidade também é um desafio. Santa Catarina é livre das doenças mais graves que hoje afetam outros países”, observa, ao acrescentar que o setor enfrenta constantes desafios, mas continua sendo um segmento que gera emprego, alavanca a economia e promove a segurança alimentar da população.
Além do conteúdo técnico, o Simpósio contará com pré-eventos, palestras técnicas de empresas parceiras, momentos de confraternização e o tradicional Jantar do Galo, que neste ano também celebra os 30 anos do Simpósio da ACAV.
A programação completa está disponível no site oficial:
As inscrições podem ser feitas até 30 de junho com valores promocionais: R$ 720,00 para profissionais; R$ 360,00 para estudantes.
Para informações e orientações:
WhatsApp: (48) 99673-6155
Instagram: @acavsc  

O coordenador geral Bento Zanoni realça que a programação científica é baseada na criteriosa seleção de pautas e em palestrantes que asseguram a elevada qualidade do evento. (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja também

Voltar para (Blog)