Postado em 10 de Março de 2020 às 15h44

São João do Oeste: um pedacinho da Alemanha no extremo oeste de SC

Ações de fortalecimento do turismo na capital catarinense da língua alemã


O município de São João do Oeste, no extremo oeste catarinense, prepara-se para receber nos próximos cinco anos mais de 200 mil turistas/ano. Para atingir esse objetivo tem investido em infraestrutura, na ampliação de atrativos e na qualificação da mão de obra local. O planejamento de expansão desse setor conta com consultoria especializada do Sebrae/SC.
A elaboração do Plano Municipal de Turismo iniciou em 2019 com a participação do Conselho Municipal de Turismo, da Administração Municipal e da comunidade local. Até o momento foram realizados o inventário turístico local e os seminários para debater estratégias de fomento desse segmento.
São João do Oeste conta com 700 leitos disponíveis, sendo 450 do Termas São João, 90 em hotéis e 160 nas 20 pousadas familiares aptas a receberem os visitantes. Com a construção do resort o número de leitos ampliará para 1.000, nos próximos anos.
“O nosso desafio também é ampliar o número de turistas durante a baixa temporada. Para atraí-los programamos eventos diferenciados que evidenciem nossos potenciais e investiremos no turismo rural”, antecipa o diretor da indústria, comércio e turismo Vanei Rogério Ritter.
Entre os eventos culturais estão Deutsche Woche (Semana Alemã); Weihnachtszeit (Tempo de Natal); Festioeste (Festival da Canção de São João do Oeste) e Erntedankfest (Festa em agradecimento a colheita).
Os visitantes também têm à disposição atrações consolidadas, como Termas São João; Igreja Matriz São João Berchmanns que é totalmente construída em madeira e considerado o maior santuário da América Latina; Praça Matriz; poço termal; Cervejaria FritzBier; Empório Lac Lelo; Albring Sistemas Agroflorestais (ASAs) e Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
“O extremo oeste catarinense tem potencial para trabalhar o turismo, principalmente com ênfase na cultura e nas belezas naturais. O Sebrae/SC tem preparado os municípios para os novos investimentos seja do poder público ou da iniciativa privada e tem capacitado os empresários para receberem com excelência os visitantes. Outra contribuição é o fomento de políticas públicas e o fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais de Turismo”, destaca o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste Udo Martin Trennepohl.
MUNICÍPIO
O município de São João do Oeste tem aproximadamente 6,4 mil habitantes e sua economia está baseada na agricultura, porém os setores da indústria, comércio, prestação de serviços e turismo apresentam crescimento. Aproximadamente 95% dos moradores fala e entende o dialeto alemão Hunsrück. Além disso, o município valoriza as tradições da cultura germânica.
De acordo com Ritter, em 1993 o setor agropecuário era responsável por 80,37% do movimento econômico, enquanto que indústria, comércio, telecomunicações, transporte, energia e turismo representam 19,63%. Para 2019, as estimativas são do setor agropecuário tenha redução para 65,27% e os demais setores apresentem crescimento para 34,73%. “Em cinco anos prevemos que a indústria, o comércio e o turismo represente 50% do movimento econômico local”, enfatizou.
TERMAS SÃO JOÃO
Em 2012, a nova gestão do empreendimento do Termas São João contratou uma consultoria especializada em turismo para elaborar o planejamento para os próximos dez anos. O trabalho foi desenvolvido com o foco em aumentar a ocupação, o tempo de permanência do turista, ampliar o ticket médio e reduzir a sazonalidade.
Com base no planejamento foram realizados investimentos nas acomodações, nas opções de entretenimento e lazer, na implantação do boliche, no espaço para eventos, na estrutura dos serviços, nas piscinas (internas e externas), no comércio interno (lojas, cantinas e restaurante) e no paisagismo.
Atualmente estão em execução os projetos de construção do resort, da ampliação das piscinas, do SPA (estética e saúde), do espaço gourmet e da praça gastronômica. Também está em elaboração o mapa de uso e ocupação.

 

Veja também

Voltar para (Blog)