Postado em 16 de Agosto de 2019 às 16h43

NESTE SÁBADO: Senar/SC promove Programa Saúde do Homem Rural em Curitibanos

Cerca de 200 produtores rurais participarão do evento

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa é de que em 2018 tenham sido registrados 68.220 novos casos da doença no Brasil com um número de óbitos de cerca de 15 mil. Com o objetivo de gerar oportunidades de educação para promoção da saúde e prevenção dessa e outras doenças relacionadas ao gênero masculino no meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove neste sábado (17), o Programa Saúde do Homem Rural, em Curitibanos.
            Cerca de 200 produtores rurais do município participarão do evento que terá início às 8h, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. O programa será realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC), a Prefeitura de Curitibanos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Sindicato dos Produtores Rurais de Curitibanos.
            Além de palestras sobre o câncer de próstata com os médicos urologistas Domingos Bertoldi Dilor Giani Junior, os produtores rurais terão acesso a aferição de sinais vitais, consultas e coletas de sangue para exames de Prostate Specific Antigen (PSA) - Antígeno Prostático Específico, Colinesterase e testes rápidos de glicemia. Os produtores rurais também receberão kits, café da manhã e almoço.  
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, observa que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no campo são prioridades. “Para um diagnóstico precoce é importante que sejam feitos os exames anuais de rotina. A prevenção é sempre o melhor caminho. Incentivamos que os produtores rurais catarinenses tenham como prioridade a sua saúde e de seus familiares. Por meio do programa esperamos conscientizá-los e motivá-los a adotarem hábitos saudáveis”.
Dados oficiais demonstram que a partir dos 50 anos cerca de 30% dos homens podem desenvolver o câncer próstata e acima de 80 esse número sobe para 50%. “A intenção do Sistema Faesc/Senar é mobilizar os produtores rurais para que cuidem de sua saúde e realizem exames preventivos para que tenham qualidade de vida e possam desempenhar plenamente suas funções”, complementa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Veja também

A vida dedicada a uma organização!21/12/22 Unimed Chapecó reconhece o comprometimento de seus colaboradores com 5, 10, 15, 20 e 25 anos de “casa”...

Voltar para (Blog)