NESTE SÁBADO: Senar/SC promove Programa Saúde do Homem Rural em Curitibanos
Cerca de 200 produtores rurais participarão do evento
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa é de que em 2018 tenham sido registrados 68.220 novos casos da doença no Brasil com um número de óbitos de cerca de 15 mil. Com o objetivo de gerar oportunidades de educação para promoção da saúde e prevenção dessa e outras doenças relacionadas ao gênero masculino no meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove neste sábado (17), o Programa Saúde do Homem Rural, em Curitibanos.
Cerca de 200 produtores rurais do município participarão do evento que terá início às 8h, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. O programa será realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC), a Prefeitura de Curitibanos, por meio da Secretaria de Saúde, e o Sindicato dos Produtores Rurais de Curitibanos.
Além de palestras sobre o câncer de próstata com os médicos urologistas Domingos Bertoldi e Dilor Giani Junior, os produtores rurais terão acesso a aferição de sinais vitais, consultas e coletas de sangue para exames de Prostate Specific Antigen (PSA) - Antígeno Prostático Específico, Colinesterase e testes rápidos de glicemia. Os produtores rurais também receberão kits, café da manhã e almoço.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, observa que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no campo são prioridades. “Para um diagnóstico precoce é importante que sejam feitos os exames anuais de rotina. A prevenção é sempre o melhor caminho. Incentivamos que os produtores rurais catarinenses tenham como prioridade a sua saúde e de seus familiares. Por meio do programa esperamos conscientizá-los e motivá-los a adotarem hábitos saudáveis”.
Dados oficiais demonstram que a partir dos 50 anos cerca de 30% dos homens podem desenvolver o câncer próstata e acima de 80 esse número sobe para 50%. “A intenção do Sistema Faesc/Senar é mobilizar os produtores rurais para que cuidem de sua saúde e realizem exames preventivos para que tenham qualidade de vida e possam desempenhar plenamente suas funções”, complementa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Veja também
Médico orienta como prevenir câimbras29/Mai/201929/05/19há 6 anos Quarta-feira, 29 de Maio de 201929/05/2019As câimbras são causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais. Porém, quando acontecem no período noturno sem causa aparente, podem estar associadas com algumas doenças sistemáticas e tornam-se, muitas vezes, mais intensas nos dias frios em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa......
Programa Sebraetec é tema de workshop gratuito09/Mar/202109/03/21há 4 anos Terça-feira, 09 de Março de 202109/03/2021Evento on-line acontece nesta quarta-feira (10), a partir das 19 horas...
Simpósio da Unimed Chapecó debate segurança do paciente03/Out/202303/10/23há 1 ano e 10 meses Terça-feira, 03 de Outubro de 202303/10/2023O cirurgião vascular e Diretor Hospitalar da Unimed Chapecó, Dr. Mario Goto, enalteceu que o propósito da cooperativa médica é cuidar de pessoas com excelência....