Estão abertas até o dia 6 de outubro as inscrições para seleção de artesãos do município de São Carlos, no oeste catarinense. O objetivo é capacitar gratuitamente os artesãos locais para que possam desenvolver e reproduzir a marca criada para valorizar a cultura e o turismo municipal. A iniciativa faz parte do Workshop de Oficinas Criativas do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Os artesãos interessados precisam realizar as inscrições presencialmente na Prefeitura, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Serão selecionados 20 candidatos conforme os seguintes segmentos: costura/patchwork; crochê; tricô; bordado; pintura em qualquer formato de suporte; cerâmica; marcenaria; macramê; tecelagem e objetos cheios. Os critérios para participação e seleção estão no Edital de Chamamento nº 039/2021. A lista de classificação será divulgada no dia 13 de outubro no site www.saocarlos.atende.net.
O curso é dividido em técnicas de artesanato, com três oficinas de oito horas cada, que serão ministradas nas dependências do Auditório da Educação, no Centro. A capacitação é voltada para produção do artesanato associado ao turismo e, consequentemente, atender os critérios para permanência do município no Mapa Brasileiro de Turismo, com boa categorização.
De acordo com o prefeito, Rudi Miguel Sander, o artesanato tem grande interface junto ao turismo, uma vez que a competitividade de um destino muitas vezes está relacionada à diversificação e qualificação de produtos associados que valorizam as manifestações culturais e tradicionais de um local. “Para a produção artesanal, a demanda turística é mais um importante meio de acesso a mercados”, ressalta.
Oficinas Criativas de Artesanato
As Oficinas Criativas de Artesanato trabalham a capacitação de agentes culturais, artesãos, artistas populares, designers, enfim, a cadeia ligada ao criativo dos municípios para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs. As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais e que fomentem o setor turístico/cultural local.
Para a criação das oficinas foi necessário levantar a atual situação da atividade; identificar matérias-primas existentes na região, principalmente, as de origem natural utilizadas para inovar o produto; elencar outras habilidades ou técnicas que venham a somar na diferenciação do produto; estabelecer a promoção e comercialização aliada ao turismo; apontar os ícones para desenvolvimento das oficinas e as tendências na produção artesanal.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.