Postado em 28 de Fevereiro de 2023 às 15h09

Santa Terezinha do Progresso investe no desenvolvimento econômico com foco no empreendedorismo

Município aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae 

Entrega da agenda setorial foi feita ao vice-prefeito e ao secretário de agricultura de Santa Terezinha do Progresso. 

Com base na identificação de setores econômicos prioritários, o município de Santa Terezinha do Progresso aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) para alavancar, ainda mais, o desenvolvimento local de maneira sustentável. A partir do mapeamento de lideranças e atuação da rede de agentes e da organização do trabalho de campo, foi elaborada a agenda setorial com as estratégias a serem aplicadas para o crescimento do município.  
O agente territorial do município, Lazie de Col, foi o responsável pela organização da agenda setorial junto com representantes do Poder Público, da indústria, do comércio e da agricultura. A agenda setorial foi entregue ao vice-prefeito Eliseu Alves da Silva e ao secretário de agricultura municipal durante o 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, e posteriormente à prefeita Márcia Detofol.
 “O diagnóstico tem como objetivo engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas voltadas para o município. Nós propomos avançar em diversos temas geradores do desenvolvimento econômico local, constituindo-se numa importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão do poder público com a iniciativa privada”, explica Lazie.
A iniciativa traz princípios de atuação que implicam em uso intensivo de inteligência para conhecer o território, por meio de indicadores concretos, mas também pelo relacionamento, para que se tenha também a inteligência empírica, aquela que os dados não conseguem mostrar.
Para isso, foram realizadas entrevistas e reuniões para conhecer as reais necessidades e vocações do território, visando a identificação dos recursos e competências locais e fazer a articulação, a catalisação, a convergência desses ativos para uma agenda de desenvolvimento.
A prefeita de Santa Terezinha do Progresso considera que o trabalho do ATS é muito importante para a expansão do município. Segundo ela, pequenas atitudes podem gerar grandes transformações e proporcionar melhorias pontuais, fazendo com que o comércio, a indústria e a agricultura cresçam cada dia mais. “São os detalhes que fazem a diferença. Esse trabalho com o Sebrae/SC e com toda a população e líderes dos setores de Santa Terezinha do Progresso nos ajudou a identificar as necessidades do município para fomentar o desenvolvimento econômico e trazer qualidade de vida aos munícipes”, acrescenta.
“O Sebrae entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial e das cadeias de valor. Para contribuírem de forma efetiva com a dinamização da economia, esses empreendimentos necessitam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, observa o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
Agronegócio, indústria e comércio foram os principais pontos identificados para o desenvolvimento econômico de Santa Terezinha do Progresso.
AGRONEGÓCIO
No agronegócio as prioridades elencadas foram: buscar estratégias para garantir a sucessão familiar; melhorar a comunicação entre elos produtivos; proporcionar melhoria na mão de obra para trabalhar na propriedade rural; melhorar o acesso à internet nas propriedades; disponibilizar treinamentos técnicos para os produtores rurais; entregar informações confiáveis; planejar e implantar práticas sustentáveis no setor; aproveitamento de recursos no setor; e informações sobre inovação e participação em feiras e eventos para tornar as empresas mais competitivas.
         INDÚSTRIA
         Na indústria os objetivos identificados foram: solucionar a falta de mão de obra qualificada; melhorar a comunicação entre os elos produtivos; melhorar a comunicação entre a governança; melhorar a qualidade de informações; definir ações para desenvolvimento tecnológico; incentivar a tecnologia industrial; repassar informações sobre inovação e participação em feiras e eventos para tornar as empresas mais competitivas; criar incentivos para investimentos em tecnologia industrial; criar um ambiente de negócios e estimular a compra coletiva.
         COMÉRCIO
         Já no comércio as prioridades estabelecidas foram: solucionar o problema de falta de mão de obra qualificada; melhorar a comunicação entre os elos; melhorar a comunicação entre governança, população e setor privado; melhorar o atendimento ao público; realizar treinamentos técnicos; melhorar a qualidade de informação; buscar estratégias para aumentar a disponibilidade de moradias; solucionar a falta de hotelaria; e disponibilizar espaços de alimentação na cidade.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 

Veja também

Internet das Coisas chega à indústria do pescado19/11/21 A empresa MQpack – uma das maiores fabricantes de máquinas e equipamentos para a indústria de pescados – apresentará o inovador sistema de pesagem e empacotamento automático de peixe 100% nacional durante o 3º......

Voltar para (Blog)