Postado em 22 de Junho de 2022 às 16h39

Saltinho recebe condecoração do Sebrae/SC que valoriza medidas de desburocratização

O prefeito de Saltinho Edimar Noronha de Freitas recebeu o reconhecimento “Selo Município Empreendedor” durante o Seminário Brasil Mais Simples, realizado na última semana em Florianópolis. A iniciativa do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, proporcionou debate sobre a importância da simplificação e da desburocratização dos serviços públicos para melhoria do ambiente de negócios.
Participaram 300 pessoas, entre secretários de desenvolvimento econômico e servidores municipais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios catarinenses participantes deste ciclo do Cidade Empreendedora. Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Casa Civil do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Receita Federal.
Esse reconhecimento valoriza as medidas implementadas pelo município para simplificação do ambiente de negócios conforme o que preconiza a Lei de Liberdade Econômica. A Lei nº 13.874/2019 estabelece garantias de livre mercado e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador. A intenção é propiciar maior simplificação administrativa para um ambiente de regras claras e estímulo à competitividade.
De acordo com o prefeito, o “Selo Município Empreendedor” é um estímulo à Administração Municipal, para que amplie cada vez mais as práticas de desburocratização e reduza o tempo de espera do empresário para iniciar sua atividade. “O compromisso do Poder Público é fomentar novas atividades econômicas ao mesmo tempo em que disponibiliza suporte para que os negócios já instalados possam se desenvolver”, destaca.
Freitas reforça que pela parceria firmada com o Sebrae/SC será possível fortalecer a economia de Saltinho, fomentar o empreendedorismo, auxiliar no aprimoramento da gestão dos pequenos negócios, além de agilizar todos os processos internos da Administração Municipal que contribuirá para o desenvolvimento territorial.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, salienta que o Cidade Empreendedora tem proporcionado excelentes resultados nos municípios que aderiram ao programa. “Redução do tempo médio para abertura de uma empresa, aumento do número de empresas ativas, diversificação das atividades econômicas, incremento no movimento econômico e consequentemente maior número de oportunidades de trabalho, melhoria da renda e da qualidade de vida dos munícipes são os principais benefícios gerados. Isso comprova que o objetivo do programa foi atingido com a contribuição de um ambiente propício aos negócios locais”, conclui.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Veja também

Voltar para (Blog)