Sintomas refletem limitação de movimento e dor localizada
Dificuldade para caminhar em função do inchaço e da rigidez do local, sensibilidade na região, aumento da temperatura na área afetada e dor no calcanhar que se intensifica ao ficar muito tempo de pé, durante saltos ou corridas. Esses são sintomas da entesopatia do tendão calcâneo – inflamação no local onde o tendão se liga à parte de trás do osso do calcanhar – apresentando-se com frequência em pacientes com artrite (inflamação nas articulações), espondilite anquilosante (artrite inflamatória crônica) e gota (depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações).
Segundo o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, a enfermidade também pode acometer pessoas obesas devido à pressão exercida nas articulações ou como consequência de uma lesão durante o exercício físico. “Isso ocorre em função do estiramento crônico do tendão de Aquiles. Outras causas estão relacionadas a contração ou encurtamento dos músculos da panturrilha, causados pelo sedentarismo, sobrepeso ou ainda uso excessivo durante um exercício físico”, explica.
O diagnóstico é baseado em exame físico do tendão e confirmado se o paciente apresentar sensibilidade ao toque ou se sentir muita dor ao flexionar manualmente o tornozelo para cima. O desconforto causado pela inflamação pode ser aliviado com o repouso do membro afetado, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, exercícios de alongamento, fisioterapia e nos casos mais graves cirurgia.
Reichmann orienta que podem reduzir a dor exercícios que alongam os músculos da panturrilha e que devem ser feitos por dez minutos de duas a três vezes ao dia. “O paciente pode esticar o músculo ficando de frente para uma parede, com uma distância de um braço, os joelhos retos e o pé flexionado para cima”, explica. Outra indicação é de realizar movimentos em toda a amplitude do pé e do tornozelo por cerca de um minuto após longos período de repouso.
Veja também
Live aborda a Lei Geral de Proteção de Dados e a responsabilidade dos contadores03/Ago/202003/08/20há 4 anos Segunda-feira, 03 de Agosto de 202003/08/2020O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Sistema Fecontesc/Sindiconts, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), promove uma live gratuita com o tema “LGPD: Qual a responsabilidade do contador? Quais os riscos?”. Será na quinta-feira (06), às 13h30, com transmissão ao vivo para todo o......