Postado em 13 de Setembro de 2022 às 08h54

Campo Erê capacita professores para aplicação de metodologias da educação empreendedora

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Os alunos aprendem de maneiras diferentes, por isso a importância de adotar técnicas diferenciadas, investir no lúdico e em metodologias criativas para incentivar o processo de aprendizagem, além de compreender como eles captam as informações e assimilam o conhecimento. Atenta a essas necessidades e transformações a Secretaria Municipal de Educação de Campo Erê, no extremo oeste catarinense, iniciou as formações dos professores para implementação da educação empreendedora por meio de um conjunto de soluções digitais, como oficinas, cursos e jogos digitais.
As atividades fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. O objetivo é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos de empreendedorismo nos currículos. São trabalhadas soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
Participaram da primeira capacitação, realizada no fim do mês de agosto no Centro de Eventos, aproximadamente 40 profissionais. As demais formações acontecerão de maneira on-line e estão disponíveis em uma plataforma. A orientação da Secretaria Municipal de Educação é de que os pedagogos da rede pública municipal realizem pelo menos um dos cursos disponibilizados pelo Sebrae/SC no próximo bimestre e outro em 2023.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura Rozangela Moccelini os professores têm a orientação e o acompanhamento da coordenadora pedagógica Larissa Riboli, juntamente com as direções de cada educandário. “Os desafios são grandiosos, mas o desejo de realizar e promover o aprendizado é maior. A educação empreendedora será abordada de maneira interdisciplinar com ênfase para outras temáticas relevantes, como a sustentabilidade, reciclagem de resíduos, aprimoramento de líderes e gestores e formação humana nos desafios da atualidade. Pretendemos iniciar a aplicação da metodologia com os estudantes no próximo bimestre com continuidade no ano letivo de 2023”, comenta.
Para Rozangela a educação empreendedora traz novas perspectivas, novos conhecimentos, proporciona intervenções e amplia horizontes. “Acredito na educação, na possibilidade de aprendizagem, no valor das relações humanas e na busca de soluções concretas para a resolução dos problemas. Por meio da educação, valorizamos e promovemos o engajamento, a liderança e o desejo de um lugar melhor para vivermos”, finaliza. Ainda entre os benefícios de investir na educação empreendedora destacam-se: motivação, comprometimento, criatividade, resiliência, engajamento social, protagonismo, autoconhecimento, capacidade de realização, autonomia, criação de empregos, inovação e crescimento econômico.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

 

Veja também

COMUNICADO – UNIMED CHAPECÓ17/02/21 A Unimed Chapecó reitera sua capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI e enfermaria. ...

Voltar para (Blog)