Postado em 20 de Dezembro de 2021 às 11h42

Sala do Empreendedor de Lindóia do Sul fortalece economia local

Fortalecer as empresas do município, o ambiente de negócios e estimular a economia. Esses são alguns dos objetivos da Administração Municipal de Lindóia do Sul, no oeste catarinense, com a Sala do Empreendedor, inaugurada em julho deste ano. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. A estrutura está localizada no prédio da Prefeitura e presta serviços gratuitos ao setor empresarial.
            Desde sua inauguração até o mês de novembro, a Sala fez 55 atendimentos. As principais dúvidas foram sobre as obrigações do microempreendedor individual (MEI), o que ele precisa fazer, quais documentos são necessários para abrir um MEI e como emitir e pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
            Nesse período de quatro meses de atuação foram disponibilizadas duas horas de capacitação sobre mídias digitais, e 10 horas de consultoria presencial sobre marketing. A intenção da Administração Municipal é ampliar a quantidade e a oferta destas capacitações conforme demanda dos empresários locais. Até novembro, abriram no município 12 MEIs e apenas um fechou. No total, Lindóia do Sul possui 257 MEIs e 441 empresas.
            Para o agente local de desenvolvimento Josiel Carlos Artmann a Sala do Empreendedor contribui para o Poder Público se aproximar da população e dos empresários. “Pode-se dizer que é uma das portas de entrada para a abertura de empresa. A Sala também é um auxílio para os negócios, sem custo algum por seus serviços”.
            Entre as ações previstas para 2022, estão ampliar as qualificações oferecidas mensalmente, eventos para promover o comércio local e para capacitar o comércio e a indústria em compras públicas e licitações.
            Atendimentos
A Sala do Empreendedor é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas e transmitir informações essenciais ao setor. Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura de novos negócios, alteração ou fechamento; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Mais informações com o agente local de desenvolvimento Josiel Carlos Artmann no telefone (49) 3446-1177 ou pelo e-mail saladoempreendedor@lindoiadosul.sc.gov.br.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   

Veja também

CDL Chapecó promove curso gratuito sobre uso das ferramentas de análise de crédito09/02/22   Treinar associados para o melhor uso das ferramentas de análise de crédito. Este é o foco do curso que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove gratuitamente nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no auditório da entidade. O objetivo é apresentar estratégias para reduzir riscos e obter os melhores resultados na......
Paial recebe nesta terça-feira Unidade Móvel do Sebrae/SC26/12/24 O objetivo é aproximar a entidade dos empreendedores, facilitar o acesso às informações do mundo dos negócios e esclarecer dúvidas sobre procedimentos burocráticos (Foto: Divulgação)...
Governo do Estado lança Programa Safra Garantida SC na próxima terça26/12/24 O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) realizam na próxima terça-feira, 17, o Lançamento do Programa Safra Garantida SC – Garantindo a renda do agricultor Catarinense. O evento de......

Voltar para (Blog)