Sala do Empreendedor de Chapecó prestou mais de 36 mil atendimentos em 2020
Levantamento revela que existem em Chapecó aproximadamente 13 mil MEIs
A Sala do Empreendedor de Chapecó atendeu 36.496 solicitações de informações ou orientações no período de janeiro a novembro deste ano. O serviço de apoio ao setor empresarial prestou em 11 meses 14.624 atendimentos para empresas e profissionais autônomos e mais 21.872 especificamente para microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa visa incentivar a legalização de negócios que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 123/2006 e oferece serviços gratuitos aos empreendedores. Essa prestação de serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC.
Entre os principais serviços prestados estão: orientação e encaminhamento das viabilidades com acompanhamento; formalização de MEIs com emissão do Certificado de MEI; solicitação de Inscrição Municipal com viabilidade válida e solicitação de alvará de funcionamento. Também são realizadas emissões das guias de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples (DAS); orientações e solicitações de notas fiscais eletrônicas; auxílio referente aos requisitos que devem ser atendidos para emissão dos alvarás de funcionamento da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros; esclarecimentos sobre taxas e oficinas e cursos de aperfeiçoamento.
Chapecó conta com 12.791 MEIs, sendo 120 estrangeiros. Este número soma-se aos 19.972 cadastros municipais de empresas dos demais portes, além de autônomos e sociedades simples. Outro dado relevante do levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó é o número de atendimentos por meio do WhatsApp Business, que foram mais de 500 durante o período de lockdown, quando a Sala do Empreendedor manteve o atendimento de maneira remota.
“Procuramos trazer para a formalidade todo trabalhador que exerce atividade por conta própria e que possa ser um MEI, de forma clara e correta com esclarecimentos sobre as vantagens e as obrigações, além de contribuir para o seu desenvolvimento que resultará na geração de renda e emprego”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto.
Percepção do empreendedorismo
Pesquisa de Imagem e Percepção do Empreendedorismo no Município realizada pelo Sebrae/SC aponta que 81,75% dos entrevistados consideram o poder público como facilitador do empreendedorismo, indicador superior a média estadual que foi de 70,06%.
A apuração foi realizada com residentes ou trabalhadores do município por meio de entrevista por telefone no período de 20 de julho a 24 de setembro deste ano. Com amostra de 400 respondentes válidos, os valores remetem a um nível de confiança de 95% e erro amostral para mais ou para menos de 5%. A análise considera a transformação das respostas por uma escala Likert com cinco posições em nota de zero a dez para facilitar a leitura e comparabilidade entre municípios. Os respondentes declaram-se como: 190 possuem empresa (47,5%), 122 têm filhos nas escolas (30,5%) e 46 empreenderam nos últimos seis meses (11,5%).
No comparativo com o cluster (municípios com mais de 100 mil habitantes) Chapecó figura na primeira colocação quanto à satisfação medida no apoio ao empreendedorismo com 48,25%, enquanto que a média do cluster foi de 39,94% (integram os municípios de Brusque, Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis e Tubarão). Outros destaques são na categoria poder público como facilitador do empreendedorismo que avalia Chapecó como referência por 81,75%, enquanto que a média do cluster foi de 66,18%; e na categoria percepção de incentivo ao empreendedorismo com a primeira posição com 5,06 pontos, enquanto a média do cluster foi de 4,26 pontos.
Chapecó também conquistou o segundo lugar nas seguintes categorias no comparativo com o cluster: facilidade para abrir negócio (6,17 pontos); acessibilidade das informações para abertura de negócios (7,06) e percepção de mudança (6,13 pontos). “Pelo levantamento observamos que quem empreendeu nos últimos seis meses têm uma percepção de que Chapecó é um incentivador para os negócios. Ao avaliarmos o comparativo com o cluster, o município figura acima da média em todos os comparativos, com destaque principalmente para a categoria poder público como facilitador do empreendedorismo, pois Chapecó ficou com 81,75% de aprovação, sendo 15,57% acima da média do cluster. Isso chama a atenção e representa que Chapecó se destacou entre os demais municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora”, enaltece o secretário.
Veja também
Sindicont Chapecó promove palestra sobre legislação do IRPF de produtor rural04/Out/201904/10/19há 5 anos Sexta-feira, 04 de Outubro de 201904/10/2019O Núcleo de Estudos Contábeis Chapecó (NECC) do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu, nesta semana, a palestra “Legislação do IRPF Produtor Rural”, com os auditores da Receita Federal de Joaçaba Sergio Luiz Garbin e Luiz Antônio Souza. A intenção foi esclarecer dúvidas dos contabilistas sobre a......
Marema investe no futuro e lança novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora01/Abr/202101/04/21há 4 anos Quinta-feira, 01 de Abril de 202101/04/2021 Vídeo: https://youtu.be/-eEYCiKwIIw O município de Marema, no oeste catarinense, lançou nesta quarta-feira (31), o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que busca promover um ambiente de......
NOTA DE ESCLARECIMENTO - AURORA18/Set/201918/09/19há 5 anos Quarta-feira, 18 de Setembro de 201918/09/2019Pela presente nota, a Cooperativa Central Aurora Alimentos vem à público para, em relação as unidades industriais localizadas no município de Xaxim-SC, atualmente arrendadas da Massa Falida da Chapecó Cia. Industrial......