Postado em 09 de Dezembro de 2020 às 17h06

Sala do Empreendedor de Chapecó prestou mais de 36 mil atendimentos em 2020

Levantamento revela que existem em Chapecó aproximadamente 13 mil MEIs 

A Sala do Empreendedor de Chapecó atendeu 36.496 solicitações de informações ou orientações no período de janeiro a novembro deste ano. O serviço de apoio ao setor empresarial prestou em 11 meses 14.624 atendimentos para empresas e profissionais autônomos e mais 21.872 especificamente para microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa visa incentivar a legalização de negócios que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 123/2006 e oferece serviços gratuitos aos empreendedores. Essa prestação de serviço faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC.
Entre os principais serviços prestados estão: orientação e encaminhamento das viabilidades com acompanhamento; formalização de MEIs com emissão do Certificado de MEI; solicitação de Inscrição Municipal com viabilidade válida e solicitação de alvará de funcionamento. Também são realizadas emissões das guias de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples (DAS); orientações e solicitações de notas fiscais eletrônicas; auxílio referente aos requisitos que devem ser atendidos para emissão dos alvarás de funcionamento da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros; esclarecimentos sobre taxas e oficinas e cursos de aperfeiçoamento.
Chapecó conta com 12.791 MEIs, sendo 120 estrangeiros. Este número soma-se aos 19.972 cadastros municipais de empresas dos demais portes, além de autônomos e sociedades simples. Outro dado relevante do levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó é o número de atendimentos por meio do WhatsApp Business, que foram mais de 500 durante o período de lockdown, quando a Sala do Empreendedor manteve o atendimento de maneira remota.
“Procuramos trazer para a formalidade todo trabalhador que exerce atividade por conta própria e que possa ser um MEI, de forma clara e correta com esclarecimentos sobre as vantagens e as obrigações, além de contribuir para o seu desenvolvimento que resultará na geração de renda e emprego”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto.
Percepção do empreendedorismo
Pesquisa de Imagem e Percepção do Empreendedorismo no Município realizada pelo Sebrae/SC aponta que 81,75% dos entrevistados consideram o poder público como facilitador do empreendedorismo, indicador superior a média estadual que foi de 70,06%.
A apuração foi realizada com residentes ou trabalhadores do município por meio de entrevista por telefone no período de 20 de julho a 24 de setembro deste ano. Com amostra de 400 respondentes válidos, os valores remetem a um nível de confiança de 95% e erro amostral para mais ou para menos de 5%. A análise considera a transformação das respostas por uma escala Likert com cinco posições em nota de zero a dez para facilitar a leitura e comparabilidade entre municípios. Os respondentes declaram-se como: 190 possuem empresa (47,5%), 122 têm filhos nas escolas (30,5%) e 46 empreenderam nos últimos seis meses (11,5%).
No comparativo com o cluster (municípios com mais de 100 mil habitantes) Chapecó figura na primeira colocação quanto à satisfação medida no apoio ao empreendedorismo com 48,25%, enquanto que a média do cluster foi de 39,94% (integram os municípios de Brusque, Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis e Tubarão). Outros destaques são na categoria poder público como facilitador do empreendedorismo que avalia Chapecó como referência por 81,75%, enquanto que a média do cluster foi de 66,18%; e na categoria percepção de incentivo ao empreendedorismo com a primeira posição com 5,06 pontos, enquanto a média do cluster foi de 4,26 pontos.
Chapecó também conquistou o segundo lugar nas seguintes categorias no comparativo com o cluster: facilidade para abrir negócio (6,17 pontos); acessibilidade das informações para abertura de negócios (7,06) e percepção de mudança (6,13 pontos). “Pelo levantamento observamos que quem empreendeu nos últimos seis meses têm uma percepção de que Chapecó é um incentivador para os negócios. Ao avaliarmos o comparativo com o cluster, o município figura acima da média em todos os comparativos, com destaque principalmente para a categoria poder público como facilitador do empreendedorismo, pois Chapecó ficou com 81,75% de aprovação, sendo 15,57% acima da média do cluster. Isso chama a atenção e representa que Chapecó se destacou entre os demais municípios que participam do Programa Cidade Empreendedora”, enaltece o secretário. 

Veja também

SESCOOP/SC promove curso de Atualização de ICMS16/07/21 Será realizado, na próxima quarta-feira (21), das 8h às 12 horas, o Curso on-line de Atualização de ICMS, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). A capacitação é voltada aos profissionais da área fiscal/tributária, contábil, financeiro, compras e faturamento das......

Voltar para (Blog)