Postado em 24 de Setembro de 2019 às 16h35

Sala do Empreendedor de Chapecó amplia em 19,45% a formalização de empresas

A Sala do Empreendedor de Chapecó, serviço vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, registrou ampliação na formalização tanto de empresas quanto de microempreendedores individuais (MEIs), no período de um ano. Essa estrutura, situada junto ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, é um espaço de referência para quem busca abrir ou formalizar seu negócio e foi desenvolvida pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
Conforme levantamento do poder público municipal, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, ocorreu a ampliação de 19,45% na abertura de novas empresas, sendo que no ano passado foram formalizadas pela Sala do Empreendedor 797 negócios locais e, neste ano, esse indicador remente a 952 negócios. Na formalização dos MEIs o incremento foi de 8,75% no mesmo período, passando de 1.782 para 1.938. 
“Esse crescimento é reflexo da otimização do serviço prestado aos empresários, aos MEIs e aos futuros empreendedores, da agilidade na transmissão das informações e da centralização das ações, que resulta em um atendimento rápido e eficiente. Além disso, esse crescimento significativo é fruto da integração entre poder público e Sebrae/SC que auxilia e fortalece as potencialidades do município”, destaca o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Marcio Ernani Sander. 
O foco do atendimento da Sala do Empreendedor vai desde a constituição de empresas, formalização do negócio, até emissão de alvarás, certidões e guias diversas, declaração anual de MEIs, auxílio para emissão de notas fiscais do Imposto sobre Serviço (ISS), além de dúvidas e realização de capacitações e consultorias. A prestação dos serviços é simplificada e os processos são unificados conforme as legislações vigentes. “A Sala do Empreendedor facilita a formalização porque o atendimento é diferenciado e gratuito. Importante enaltecer que essa ação tem atingido sua finalidade, que é incentivar o desenvolvimento econômico e social. Ao sair da informalidade, o empresário implementa novas alternativas de gerar emprego e renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua família e seus funcionários”, comenta Sander.  
Documentos necessários
Para iniciar o processo de formalização da empresa o empreendedor precisará de: uma cópia de comprovante de residência; duas cópias autenticadas do RG e do CPF; uma cópia do título de eleitor; duas cópias de certidão de casamento, caso seja casado; uma cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente; duas cópias do IPTU do imóvel e duas cópias do contrato de locação ou compra e venda. 
Mais informações na Sala do Empreendedor de Chapecó, situada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na avenida Assis Brasil, 20-D, no Centro, ou pelo telefone (49) 3319-1028. 

Veja também

GaranteOeste/SC consolida atuação com trabalho voluntário12/07/19 Com sede em Chapecó, a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC GaranteOeste-SC) foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de......

Voltar para (Blog)