São Carlos recebe o reconhecimento Selo Município Empreendedor
Iniciativa do Sebrae/SC valoriza as práticas de simplificação do ambiente de negócios
“Entre as atribuições da Administração Municipal para aprimorar o desenvolvimento econômico estão: criar um ambiente favorável aos negócios, reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar sua atividade, fomentar o empreendedorismo, atrair novos investimentos e gerar mais oportunidades para a população”, avalia o prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, ao comemorar mais um reconhecimento – o Selo Município Empreendedor.
A homenagem foi entregue, na última semana, durante o Seminário Brasil Mais Simples, realizado em Florianópolis. A iniciativa foi do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. Participaram do evento aproximadamente 300 pessoas, entre secretários de desenvolvimento econômico, servidores municipais e fiscais responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas dos municípios catarinenses participantes deste ciclo do programa.
“O Selo Município Empreendedor valoriza nossas práticas de simplificação do ambiente de negócios conforme o que preconiza a Lei de Liberdade Econômica. Os números também indicam que trilhamos um caminho assertivo porque as medidas implementadas de desburocratização resultaram na redução de mais de 97% no tempo médio para abertura de nova empresa. Desde janeiro deste ano microempresas e empresas de pequeno porte tem o CNPJ em até uma hora. No caso do microempreendedor individual (MEI) esse tempo é menor do que 30 minutos”, enfatiza o prefeito.
Outra providência que agiliza a abertura das empresas em São Carlos é a integração entre os Setores Fiscal, Tributário e Vigilância Sanitária. Quando um desses departamentos recebe um protocolo de abertura via o Sistema de Registro Integrado (Regin), comunica os demais por telefone ou e-mail. Sander explica que o processo de abertura facilitada e ágil por meio de um setor específico para prestação desse serviço de maneira gratuita – que é a Sala do Empreendedor – contribui para o aumento de formalização. “Isso gera impactos positivos de receita para as Administrações Municipais, Estadual e Federal, além de beneficiar o próprio empreendedor que passa a ter acesso a novos mercados, previdência social, inclusão social, entre outros”, observa.
Para o prefeito, São Carlos ganhou muito com a presença do Sebrae/SC, que motiva o empreendedorismo e disponibiliza soluções para que o desenvolvimento aconteça de maneira efetiva, planejada e sustentável. “Com todo esse trabalho desenvolvido em São Carlos faremos com que as empresas sejam fortalecidas e consolidadas, além de transformar as arrecadações municipais em benefícios para os cidadãos”, argumenta.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, São Carlos tem buscado diversificar sua matriz econômica e criar um ambiente propício aos negócios locais ao investir em soluções estratégicas do Cidade Empreendedora, a exemplo do turismo, artesanato, plano de cargos e salários dos servidores municipais e sustentabilidade. “Os resultados são nítidos, no aumento do número de empresas, no comprometimento da equipe de Governo, na satisfação dos empresários locais, na autoestima na população e na qualidade de vida”, observa.
“Propriedade Rural Sustentável” capacita famílias para otimizar resultados financeiros25/Abr/201925/04/19há 6 anos Quinta-feira, 25 de Abril de 201925/04/2019Produtores rurais de Palmitos e São Carlos participaram nessa semana da oficina “Sei controlar meu dinheiro - no campo”, iniciativa que faz parte do Programa Propriedade Sustentável, realizado pelo SEBRAE/SC e SICREDI. A solução visou transmitir informações e ferramentas para o aprimoramento da gestão financeira dos negócios rurais. Durante as......
Irineópolis sediará 11º encontro Planorte Água e Solo17/Ago/202317/08/23há 1 ano e 8 meses Quinta-feira, 17 de Agosto de 202317/08/2023As inscrições são gratuitas e limitadas. Participe: https://www.even3.com.br/encontroplanorte2023....