Postado em 23 de Janeiro de 2020 às 16h53

Sala do Empreendedor de Caibi divulga oportunidades na área de compras governamentais para empresas locais

Com o propósito de informar os empreendedores locais sobre as oportunidades na área de compras governamentais, a Sala do Empreendedor de Caibi, no extremo oeste catarinense, está divulgando as licitações da Administração Municipal. Aliado a esse trabalho o Setor de Compras também realiza visitas às empresas para esclarecer dúvidas e incentivar os empresários a participaram desses processos. Essas ações de fortalecimento da economia local integram o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Prefeitura e pelo Sebrae/SC.
Neste mês, os processos abertos ou em andamento compreendem aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar; de cestas básicas para prestadores de serviços voluntários com renda per capita de até meio salário mínimo; de materiais de higiene e limpeza para manutenção das escolas da rede municipal de ensino; de material escolar para as atividades das escolas municipais de educação infantil e fundamental; e de parque infantil para o loteamento Vida Nova. As informações estão disponíveis do site www.caibi.sc.gov.br.
Compras governamentais
O prefeito de Caibi, Elói José Líbano, relata que no eixo de compras governamentais do Programa Cidade Empreendedora foram trabalhados no município, desde julho de 2019, três segmentos potenciais para o desenvolvimento local: o planejamento anual das compras, o acompanhamento para adequação dos processos licitatórios conforme a legislação atual e as compras diretas de alimentos da agricultura familiar. “O município recebe todos os meses o consultor credenciado ao Sebrae/SC para aprimorar os trabalhos nesse setor e otimizar a prestação de serviço aos munícipes”, destaca.
A partir do trabalho conjunto do consultor com os servidores municipais desse setor foi elaborado um plano de compras, o monitoramento das aquisições realizadas pelo município e o levantamento dos principais fornecedores. Também foi feita análise dos editais, o acompanhamento dos certames com aplicação da legislação vigente (aquisições exclusivas de microempresas ou empresas de pequeno porte), adequações nos processos licitatórios para facilitar o acesso de todos os empresários e a construção de um plano de divulgação ampliado das compras governamentais realizadas pelo município.
O consultor credenciado ao Sebrae/SC e especialista em desenvolvimento territorial e compras governamentais, Marcelo Donatti, sugeriu ao poder público a realização de uma regulamentação através de decreto ou lei para beneficiar o comércio local e regional com compras realizadas de maneira diferenciada. “As principais orientações referem-se a antecipar os procedimentos de aquisições, levar ao empresário local um plano de compras para o ano e prepará-lo para vender ao poder público. Por isso, foi ampliada a divulgação das licitações tanto em canais oficias quanto nas redes sociais do município, com antecedência de 20 a 30 dias, para que os empresários tenham tempo hábil de buscar orientação e aproveitar a oportunidade”, comenta.
Para as compras diretas da agricultura familiar, segundo Donatti, a Administração Municipal buscou aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura local e a introduzir no cardápio da alimentação escolar produtos locais conforme a sazonalidade, o que valoriza os produtores de Caibi e contribui para o desenvolvimento do município.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor de Caibi está situada em anexo à Prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (49) 9 9971-0502. 

Veja também

Vinícola do oeste catarinense: herdeiros realizam sonho de empreendedor02/08/21   Construir a vinícola na propriedade da família na área urbana de Ponte Serrada, no oeste catarinense, conforme todas as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para obter o......

Voltar para (Blog)