Postado em 02 de Julho às 16h08

Roberto Zagonel recebe a Ordem do Mérito Industrial e relembra sua jornada empreendedora

Empresário relata como a paixão pela eletrônica e a persistência o levaram a construir uma das maiores fabricantes do setor no país

Roberto Zagonel encontrou no SENAI a base para sua formação. (Foto: Endrigo Righeto/ FIESC)

O fundador e CEO da Zagonel, Roberto Zagonel, recebeu na última semana, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. O empresário que nasceu em Pinalzinho (SC), em 1966, tinha pouco mais de 20 anos quando decidiu empreender, mesmo sem recursos financeiros ou experiência. “Não tinha dinheiro, nem capital de giro, nada para montar uma indústria. Eu nem sabia que tinha tanta coragem assim na época”, lembrou o industrial.
O início foi desafiador, mas a inspiração veio de casa. “Meu pai tinha que tomar cuidado, porque quando se mexia, quase pisava em mim, eu estava sempre aos pés dele. Ele via um potencial em nós, porque já tinha o dom de consertar coisas.”
Apaixonado pelo universo das criações práticas, Zagonel encontrou no SENAI a base para sua formação. “Fiz três anos de curso. O SENAI dá direção para o profissional. Ele prepara você para a prática, para fazer algo real”, frisou. Foi nesse período que surgiu a ideia e nasceu a primeira ducha eletrônica do Brasil. “Morávamos numa pensão e meus colegas me desafiaram a melhorar o chuveiro. Comecei a estudar eletrônica e resolvi aplicar as mudanças, mesmo sem saber se funcionaria. Foram várias tentativas até dar certo”, contou.
“Atualmente, estamos com mais de 2.100 colaboradores. Fabricamos chuveiros, duchas eletrônicas, torneiras, aquecedores de passagem e iluminação de LED. É muito trabalhoso, com muitos desafios, e isso muitas vezes desmotiva o empresário. Se você não tiver persistência, vontade de vencer, acaba desistindo”, observou o empresário.
Mesmo após décadas à frente da empresa, o entusiasmo permanece o mesmo. “Quando a gente ama o que faz, não cansa. Muitas vezes preciso colocar despertador para sair da empresa, ou fico até às 23 horas da noite por lá”, revelou.
Zagonel também tem certezas para o futuro. “Quero ver nossa empresa como a maior do Brasil no setor de chuveiros e a maior da América Latina em iluminação de LED. Não vou me aposentar antes de realizar esse sonho.”
ORDEM DO MÉRITO INDUSTRIAL
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) também entregou a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina para os empresários: Claudimar Bortolin, diretor da Torfresma Industrial; Günter Knolseisen, fundador da Automatic Electric; Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield, diretora-presidente do Grupo Ipumirim e Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. Na ocasião, o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a comenda máxima da indústria nacional.

O fundador e CEO da Zagonel, Roberto Zagonel, recebeu na última semana, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. (Foto: Endrigo Righeto/ FIESC)


Veja também

Voltar para (Blog)