Postado em 04 de Abril de 2022 às 16h54

Roadshow estimula internacionalização de pequenos negócios em São Miguel do Oeste

“Como empreendedor o Programa Go To Market mudou minha visão de possibilidades e agora consigo sonhar mais alto”, ressalta o sócio-proprietário da Barriga Verde Produtos de Limpeza (São Miguel do Oeste), Maicon Araújo, ao comentar que o principal benefício proporcionado pela iniciativa foi o aumento de maturidade da empresa. Ele perdeu o medo de pensar globalmente, e mesmo sabendo que será trabalhoso e custoso ingressar no mercado exterior, tem convicção de que é possível e conhece os passos para isso.
Maicon é um dos empresários que participará nesta quinta-feira (7), a partir das 8 horas, do Roadshow que oportuniza a estruturação dos pequenos negócios para que conquistem possibilidades reais de crescimento no mercado nacional e internacional. O evento acontecerá no Coworking Acismo, no Centro de São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A iniciativa é da Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC e faz parte da 3ª edição do Programa Go To Market, que promove a internacionalização de micro e pequenas empresas catarinenses.
O empreendedor relata que apesar de participar do programa de internacionalização a proposta tem contribuído bastante para a inserção nacional da empresa. “Ao olharmos para fora vemos nossas deficiências de maturidade e dos processos internos que precisamos resolver antes de iniciar uma exportação ou importação. Por isso, nosso plano estratégico de 2022 prevê várias ações de inserção do mercado nacional”, explica. Como exemplo desse processo Maicon cita a estruturação de uma nova marca. “Começamos do zero, pensamos no posicionamento com aplicação no mercado nacional, mas já com olho no Mercosul para quando chegar no momento da exportação termos uma marca pronta para o mercado internacional também”, comenta.
Segundo Maicon, o Programa Go To Market contribuiu para o aumento da maturidade do negócio, no investimento em planejamento e na melhoria dos processos internos e consequentemente na competitividade. “Dizemos que a régua sobe como um todo e que o programa de internacionalização nos coloca em contato com mercados mais maduros”, avalia. Para o empreendedor, a metodologia do programa é boa, mas é necessário dedicar energia para tirar o melhor proveito. “Eu considero que vale muito a pena participar, tanto que estou no segundo ano consecutivo. Porém, eu sinto que o programa tem tanto potencial que eu poderia aproveitar ainda mais. Convido todos os meus colegas empresários, que tenho oportunidade de conversar, a participar porque o programa expandiu muito minha visão e a consciência de que estamos inseridos no mundo, de que não competimos apenas com player nacionais e de que mesmo sendo empresa de pequeno porte temos a possibilidade de conquistar novos mercados”, observa.
ROADSHOW EM SÃO MIGUEL DO OESTE
No encontro desta semana a programação contempla das 8h às 9 horas palestra com Daniel Pisano, que contará sobre o processo de internacionalização da Vurdere Social. Ele que já faliu duas empresas, explicará como conquistou o “exit” (venda) de outras duas empresas. Ele é fundador de cinco empresas de tecnologia, entre consultorias de desenvolvimento de software e produtos SAAS no modelo B2B com foco em e-commerce e retailers. Trabalha com startups há mais de 15 anos e atualmente é responsável pela expansão da Vurdere, da 87Labs e da Smart Flight Solutions. Na sequência, será aberto para perguntas do público e, posteriormente, networking até às 12 horas com os empresários da região.
O gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti, enfatiza que o objetivo é disseminar cada vez mais o conceito da internacionalização de pequenas empresas e aproximar o Sebrae/SC dos empresários. “Com esse novo formato híbrido, além da troca de conhecimento promovemos o networking, que é tão importante nesse universo. O que buscamos é oferecer oportunidades aos empresários e mostrar a importância da internacionalização para o aumento da competitividade e do desenvolvimento das empresas”, comenta.
Mais informações pelo link sebrae.sc/gtm2022 ou pelo e-mail internacionalizacao@sc.sebrae.com.br
GO TO MARKET 2022
O principal diferencial do Programa Go To Market 2022 é que são sendo oferecidos dois pacotes de soluções, o GTM Free e o GTM Premium. O GTM Free tem como objetivo sensibilizar os empresários para essa visão global e será oferecido a eles o acesso de maneira gratuita aos 19 webinars sobre internacionalização e competitividade. Nesse pacote, o empresário terá também acesso às consultorias, capacitações e Sebraetec, sendo 50% do investimento feito pelo Sebrae/SC.
Já ao optar pelo GTM Premium, o empresário receberá o pacote completo, no qual estão inclusos os 19 webinars, mais 7 palestras e 35 workshops setoriais, além de acesso a todos os demais serviços do programa, como três avaliações de maturidade, um plano de ação customizado, cursos de línguas, mentoria com a gerência de internacionalização, lives, palestras e workshops com empresários e especialistas do tema, rodada de negócios virtuais, espaços em eventos, missões internacionais. Além disso, o empresário ainda conta com investimento de 70% por parte do Sebrae/SC em todas as capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae/SC e pelo Sebraetec. O programa tem duração de um ano e tem um investimento para o empresário de R$ 1.500,00. Esse pacote ganhou novidades quanto aos seus workshops setoriais. Em 2021 já foram promovidos conteúdos específicos para os setores têxtil, cervejeiro e startups, e neste ano também serão adicionados os setores de alimentos, metalmecânico e moveleiro.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 
 

Veja também

Entidades do Agro publicam Manifesto preocupados com o momento político no País27/10/22 As oito principais entidades do setor agropecuário catarinense publicaram na imprensa um manifesto de preocupação com o atual momento político nacional. Diz a nota na sua introdução que “diante do momento político atual do país, quando as divergências de opiniões se afloram, muitas vezes de forma exacerbadas e com propostas inconsistentes,......

Voltar para (Blog)