Postado em 01 de Abril de 2019 às 16h47

Senar/SC capacita mais de 5 mil profissionais do meio rural em abril

Relações humanas no trabalho, conceitos de legislação trabalhista e previdenciária e causas e origens de acidentes são alguns dos assuntos abordados no curso de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. A capacitação é oferecida gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), que atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Em abril o treinamento será realizado em Mafra no período de 08 a 11.
            A qualificação abordará a investigação de acidentes de trabalho, princípios gerais de higiene no trabalho, ergonomia, riscos ambientais, uso e conservação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s), inspeção de segurança no trabalho e proteção de máquinas e equipamentos. Além de noções de primeiros socorros e de combate a incêndio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e dependência química.
Além desse curso, o Senar/SC promove, no mês de abril, outros 324 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 5.184 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
            CURSOS EM ABRIL
Na região Norte ocorre o curso de criação de bezerras e novilhas nos dias 01 e 02 em Porto União. Nos dias 11 e 12 as capacitações em cultivo de plantas medicinais e olericultura básica serão realizadas, respectivamente, em Joinville e Mafra. O treinamento em qualidade do leite será promovido nos dias 16 e 17 em Major Vieira. Nos dias 17 e 18 o município de São Francisco do Sul terá a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar. Nos dias 25 e 26 o município de Papanduva receberá a capacitação em manejo de gado leiteiro.
            Para o Vale do Itajaí está previsto o treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 02 e 03 em Leoberto Leal. No período de 09 a 11 o município de Vidal Ramos terá a qualificação em gestão da propriedade rural. O município de Rio do Oeste receberá nos dias 15 e 16 o curso de primeiros socorros. A capacitação em turismo rural – planejamento e implantação de negócios será desenvolvida nos dias 16 e 17 em Rio do Campo. No dia 17 o curso de fluxo de caixa da atividade rural ocorrerá em Witmarsum. No período de 22 a 24 o treinamento em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será promovido em Imbuia.
Entre as capacitações programadas para a região Sul está a de conservas de frutras, hortaliças e temperos nos dias 01 e 02 em Balneário Gaivota. No período de 01 a 05 ocorre o curso de doma racional de equídeos em Timbé do Sul. O município de São Bonifácio terá nos dias 11 e 12 a qualificação em aumento da produtividade do mel. O treinamento em floricultura está previsto para os dias 15 e 16 em Anitápolis. Nos dias 29 e 30 os municípios de Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara terão, respectivamente, as capacitações em controle agroecológico de pragas e doenças e confeitaria.
Na Serra Catarinense o município de Alfredo Wagner receberá o curso de beneficiamento e conservação de pescado nos dias 01 e 02. O município de Cerro Negro terá a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos no período de 02 a 04. O treinamento em prevenção às deficiências na área rural ocorrerá no dia 11 em Otacílio Costa. Nos dias 11 e 12 São Joaquim receberá a capacitação em inclusão digital rural – informática básica. O município de Ponte Alta contará com o curso em conservas de frutas, hortaliças e temperos nos dias 17 e 18. A qualificação em confeitaria ocorrerá nos dias 25 e 26 em Rio Rufino.
            No Meio Oeste ocorre em Joaçaba o treinamento em artesanato de costura em tecidos no período de 02 a 05. O município de Erval Velho terá nos dias 03 e 04 a capacitação em processamento de carne suína. Nos dias 04 e 05 acontecerá em Lebon Régis o curso em cultivo protegido de hortaliças. No período de 08 a 11 a qualificação em inseminação artificial em bovinos será desenvolvida em Água Doce. Nos dias 10 e 11 o município de Calmon terá o curso em operação e manutenção de roçadeira.
Entre as qualificações previstas para a região Oeste está a de bordado com patchcolagem em Entre Rios no período de 02 a 04. O município de Ouro Verde terá no período de 08 a 10 o curso de operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes. No dia 10 ocorre em Faxinal dos Guedes a capacitação em fluxo de caixa. O treinamento em derivados de leite será realizado em Abelardo Luz nos dias 15 e 16. No período de 15 a 17 o município de Xaxim receberá a qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. Em São Domingos ocorrerá nos dias 23 e 24 o curso de bordado em chinelo.
Na região do Extremo Oeste está programado o treinamento em prevenção de doenças crônicas para o dia 01. O município de Riqueza receberá no período de 02 a 04 a capacitação em produção de frangos e ovos caipiras. Nos dias 10 e 11 o município de Palmitos terá o curso em processamento de carne de frango. Ocorrerá nos dias 11 e 12 a qualificação em processamento de carne suína em Saltinho. Nos dias 16 e 17 o município de Caibi contará com o treinamento em aproveitamento integral de alimentos. O curso de produção caseira de massas para congelamento será realizado em Cunhataí. 

Veja também

Quilombo investe na produção associada ao turismo para ampliar atrativos18/02/22 Variedade de atrativos, boa infraestrutura, preservação do meio ambiente, manutenção dos valores históricos e culturais, segurança, facilidade de acesso e opções em hospedagem e alimentação. Esses são alguns fatores que influenciam o turista a conhecer determinado destino. Com foco em contemplar todos esses elementos valorizados pelos......
Programa Mulheres do Agro faz encontros regionais em Lages, Rio do Sul e Mafra02/10/19 As mulheres estão assumindo cada vez mais um protagonismo marcante no agronegócio brasileiro. Reconhecendo a força da representatividade feminina no meio rural, o Sistema Faesc/Senar criou o Programa Mulheres do Agro Catarinense.......

Voltar para (Blog)