Postado em 12 de Março de 2020 às 17h09

RH On The Road valoriza a opinião dos clientes da Unimed Chapecó


Debater propostas, ideias e soluções que contribuirão para melhorar ainda mais a prestação de serviços da Unimed Chapecó foi o objetivo do RH On The Road, realizado, nesta semana, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Participaram aproximadamente 30 profissionais da área de recursos humanos de empresas clientes da cooperativa médica que avaliaram os aspectos que requerem melhorias e colaboraram na construção de ações para gerar uma experiência satisfatória de atendimento.
O evento foi pensado para manter, cada vez mais próximo, o relacionamento da cooperativa com os clientes, além de identificar procedimentos que requerem adequações, elencar os anseios e esclarecer dúvidas sobre os fluxos das solicitações cotidianas e também dos projetos em andamento. “A cooperativa médica de Chapecó foi a primeira Unimed do Estado a ser certificada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) como referência no plano de saúde e também foi a primeira a ser recertificada no nível máximo, no ano passado. Isso é possível porque priorizamos e valorizamos nossos cooperados, nossas equipes e nossos clientes”, enfatizou o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti.
A atuação da Unimed Chapecó está baseada nos seguintes pilares: empreendedorismo na busca de novos negócios e novas oportunidades; parcerias sólidas e longevas; valorização dos cooperados, colaboradores e usuários; investimento em tecnologia de ponta e uma gestão pautada na sustentabilidade. “Esses pilares nos tornaram o que somos atualmente - uma referência nacional entre as Unimeds -, por isso fizemos questão de ouvir as necessidades dos nossos clientes e dos motivos deles terem orgulho dessa parceria”, destacou o diretor de marketing e relacionamento e cirurgião torácico Dr. Rovani Camargo. Para ele o evento extraiu soluções para resolver problemas do dia a dia e para criar novassoluções.
METODOLOGIA
A palestrante e consultora Renata Bidone instigou os participantes a exporem suas ideias a partir de grupos de interação, que também contribuíram para um momento vivencial e de network. Todos responderam a quatro perguntas essenciais: o que funciona bem com as informações transmitidas aos clientes; como a empresa e a Unimed podem melhorar a comunicação; ações que são realizadas pelas empresas para melhorar a saúde dos colaboradores e como é possível aumentar a conscientização do público interno para o uso consciente do plano de saúde. Por fim, ocorreu a apresentação de todas as propostas para a equipe da Unimed Chapecó, que pode esclarecer dúvidas e apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas para atender os anseios dos clientes.
“Com a metodologia denominada world café há colaboração, cooperação e co-construção, pois permite que os integrantes participem ativamente do mapeamento das necessidades e da elaboração de soluções para melhoria contínua da prestação de serviço, o que torna todo o processo enriquecedor”, analisou Renata. Ainda entre os diferenciais do evento estiveram recursos para atividades de fisiologia para ampliar a disposição dos profissionais, que poderão ser multiplicadas no dia a dia das organizações.
RH ON THE ROAD
“A ideia surgiu da necessidade de ouvir os clientes, a partir da visão dos gestores dos recursos humanos das empresas, para compreender o que é necessário melhorar na prestação de serviços, o que eles avaliam importante e possíveis anseios que ainda não foram atendidos”, explicou o analista de marketing da Federação Unimed Santa Catarina, Igor Barbon.
Essa proposta pioneira no Estado iniciou no segundo semestre de 2019 e será realizada em vários municípios catarinenses até junho deste ano, sendo que Chapecó promoveu o evento pela primeira vez. “Em todas as edições o resultado sempre é positivo, pois surgem sugestões, insights e feedbacks de pesquisa de satisfação. Com isso é possível resolver as demandas das empresas que se sentem participantes do processo de melhoria do fluxo comunicacional e da experiência no atendimento”, destacou. Segundo Barbon, a iniciativa é referência nacional, tanto que a Unimed Brasil está replicando o projeto em outros Estados com a denominação de RH Experience.
UNIMED EM NÚMEROS
O Sistema Unimed Nacional integra 345 cooperativas com abrangência em mais de 80% do território nacional, com 18 milhões de beneficiários, 38% de participação no mercado nacional de planos de saúde, 115 mil médicos cooperados, 119 hospitais próprios e mais de 2.500 credenciados, 199 pronto-atendimentos próprios, 102 laboratórios próprios, 131 centros de diagnósticos próprios e gera mais de 100 mil empregos diretos.

Em Santa Catarina, são mais de um milhão de beneficiários, com 65% da participação no mercado de planos de saúde no Estado, com 14,7 mil empresas contratantes, 5,8 mil médicos cooperados, 6,2 mil empregos diretos, seis hospitais próprios, 30 clínicas próprias e 1.209 clínicas credenciadas, 13 laboratórios próprios e 30 ambulâncias

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