Postado em 29 de Outubro às 10h05

Parceria entre Sebrae/SC e Prefeitura Municipal de Chapecó impulsiona criação de ovinos e caprinos

Programa eleva produtividade e sustentabilidade no campo com tecnologia e melhoramento genético, beneficia diversos produtores da região oeste

O Sebraetec é um programa do Sebrae/SC que oferece acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, voltados a micro e pequenas empresas, produtores rurais e empreendedores. (Foto: Sebrae/SC)

A criação de ovinos e caprinos em Chapecó ganhou novo fôlego com o apoio da inovação. Por meio do Programa Sebraetec, desenvolvido em parceria entre o Sebrae/SC e a Prefeitura Municipal de Chapecó, produtores locais têm acesso a consultorias tecnológicas voltadas ao melhoramento genético, ao manejo sustentável e ao aumento da produtividade dos rebanhos.
A presente parceria tem como objeto o atendimento e acompanhamento técnico de 15 propriedades rurais localizadas no município de Chapecó, visa à implantação de boas práticas e melhoramento genético na ovinocaprinocultura. O acompanhamento terá a duração de 10 meses, sendo 48 horas de consultorias in loco, totalizando 720 horas, com previsão de encerramento em dezembro de 2025.
Segundo o integrante da coordenação do setor agropecuário da prefeitura, Gilson Pagliosa, o programa representa um verdadeiro divisor de águas na ovinocaprinocultura do município. “Esse programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae/SC, tem como objetivo aprimorar a produtividade, especialmente na criação de ovinos e caprinos em Chapecó”, explicou Pagliosa.
TECNOLOGIA E GENÉTICA A SERVIÇO DO CAMPO
O gestor do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, reforça que o projeto prioriza o atendimento direto aos produtores, promovendo capacitação e inovação tecnológica no campo. “Atuamos desde o manejo sanitário, reprodutivo e nutricional até práticas mais avançadas, voltadas ao melhoramento genético. O Sebraetec é a ferramenta que torna isso possível, leva conhecimento técnico e soluções práticas, resultando em rebanhos mais produtivos e rentáveis”, afirmou Dalla Rosa.
Os resultados já são visíveis. Em eventos como a Mostra de Caprinocultura e a Delvinas, produtores chapecoenses apresentaram exemplares aprimorados, comprovando os ganhos em rendimento e qualidade das carcaças. O avanço genético, aliado à boa nutrição e ao manejo adequado, tem impactado diretamente a viabilidade econômica e a competitividade da atividade.
O produtor Arthur Stoggia Lunardi, da Cabanha Lunardi, destaca que a assistência técnica proporcionada, tem sido fundamental para o avanço da produção de genética ovina no município. “Para nós produtores, especificamente para mim, foi acrescentado muito na produção de genética, de tecnologia e de planejamento, desde o nutricional ao sistema de reprodução. É tudo fruto desse trabalho, e, junto com o técnico, temos conseguido bons resultados em pistas. Conseguimos sagrar campeões neste ano de 2025 com a fêmea e com o macho no Ovino do Futuro em Maringá, no Paraná, além do grande campeão dos machos na Sul-Brasileira e outros resultados importantes. Isso é resultado direto desse trabalho desenvolvido. Eu só tenho a agradecer e parabenizar a todos os envolvidos por esse Programa”, destacou Lunardi.
Outro produtor beneficiado pelo programa, que também atua como empresário na área de tecnologia de impressão, é Carlinhos Cazalli, sócio da empresa Realmac, que ressaltou a importância da parceria e o impacto positivo na sua propriedade. “Agradeço imensamente aos envolvidos nessa parceria entre a Secretaria da Agricultura e o Sebrae/SC, principalmente ao Paulo, que é um profissional de grande conhecimento na área de ovinos. Para mim, foi uma experiência muito importante. Estou desenvolvendo na minha propriedade um trabalho de melhoramento genético e visualizo um futuro bastante promissor nessa área. Portanto, mais uma vez, agradeço pela oportunidade de participar de um projeto tão relevante para nossa região e expresso meu desejo de continuar fazendo parte dessa grande iniciativa”, afirmou.
UM PROJETO QUE CRESCE COM O ESTADO
Coordenador da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos de Santa Catarina e consultor técnico do Sebrae/SC, Paulo Gregianin ressalta que a iniciativa de Chapecó integra um projeto estadual conduzido em parceria entre o Governo do Estado, Sebrae/SC, Faesc e Senar, com foco em sustentabilidade e segurança de mercado.
“Nosso objetivo não é incentivar a entrada indiscriminada na atividade, mas mostrar que ela pode ser uma opção rentável e estruturada. Existe mercado, há demanda e contamos com instituições sólidas oferecendo suporte técnico e estratégico. Queremos que o produtor ofereça exatamente o que o mercado deseja, com qualidade e padrão definidos pelo consumidor final”, destacou Gregianin.
O especialista lembra ainda que a ovinocaprinocultura representa uma alternativa promissora para pequenas propriedades do oeste. “Muitas propriedades dispõem de estruturas ociosas que podem ser aproveitadas, gerando renda adicional e diversificação das atividades. É um setor com enorme potencial de crescimento, capaz de integrar-se facilmente a outras produções”, concluiu.
SOBRE O SEBRAETEC
Sebraetec é um programa do Sebrae que oferece acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, voltados a micro e pequenas empresas, produtores rurais e empreendedores. As soluções abrangem áreas como melhoramento genético, gestão, sustentabilidade, produtividade e qualidade de produtos, sempre com acompanhamento técnico especializado. Em Chapecó, o Sebraetec vem se consolidando como uma ponte entre a inovação e o campo, provando que a tecnologia é parte essencial do futuro da agropecuária catarinense.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Conheça os vencedores do Prêmio FIESC de Jornalismo 202403/12/24 A solenidade de entrega foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 28, em Florianópolis; conquistaram o 1° lugar: na categoria Áudio, a rádio ND Joinville; na categoria Texto, o Jornal Notícias do Dia; e na categoria Vídeo, a NSC TV Joinville...

Voltar para (Blog)