Lideranças destacaram os desafios e as conquistas do setor produtivo.
O agronegócio do norte de Santa Catarina foi amplamente discutido durante reunião regional, em Mafra, nesta quinta-feira (5). Organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o encontro reuniu os líderes dos Sindicatos Rurais para tratar das principais demandas e oportunidades da região e do estado.
A programação foi conduzida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo presidente do Sindicato Rural de Mafra, João Romário Carvalho, e pelo do vice-presidente regional da Faesc, Francisco Eraldo Konkol. Além deles, estiveram presentes os demais membros da diretoria executiva da Faesc, e representantes da superintendência do Senar/SC e da Cidasc.
O presidente Pedrozo ressaltou que entre as principais demandas relatadas pelos dirigentes do norte destacaram-se a regularização do transporte de maquinário e implementos agrícolas nas rodovias, além de pedido de intervenção da Faesc junto aos frigoríficos para melhorar a classificação e o pagamento dos animais de descarte, que atualmente está abaixo do esperado.
Assim como nas demais reuniões regionais, outra pauta em destaque foi o Programa Novilho Precoce. A apresentação foi conduzida pela médica veterinária Flávia Klein, responsável pelo Programa e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc. Ela ressaltou que o Novilho Precoce é uma oportunidade para que os produtores maximizem o valor de suas propriedades.
Também foram abordados temas como as medidas para evitar inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas nas feiras, os convênios com o Senar/SC, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social e a Assistência Técnica e Gerencial. O Plano Safra, o status sanitário diferenciado de Santa Catarina, o apoio ao Programa SuperAção no RS, as mais recentes ações da CNA e do Senar Nacional também estiveram entre os assuntos abordados.
De acordo com o presidente Pedrozo, Mafra sediou a penúltima de uma série de reuniões realizadas para atender todas as regiões catarinenses. “Os encontros oportunizam alinharmos demandas específicas de cada local e levantarmos oportunidades de melhorias de acordo com as necessidades expostas pelos presidentes dos Sindicatos Rurais”, afirmou ao destacar que as expectativas são positivas para a última reunião que será em Braço do Norte no próximo dia 13/09.
Além do presidente da Faesc, os encontros contam com a presença dos demais membros da diretoria: Clemerson Argenton Pedrozo (vice-presidente executivo da Faesc); Enori Barbieri (vice-presidente de secretaria) e Antônio Marcos Pagani de Souza (vice-presidente de finanças), bem como do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
Evento, liderado pela Faesc, reuniu dirigentes sindicais do norte.
Veja também
MEIs de Maravilha podem fazer Declaração Anual na Sala do Empreendedor31/Jan/202231/01/22há 4 anos Segunda-feira, 31 de Janeiro de 202231/01/2022Atenção microempreendedores individuais (MEIs)! Já iniciou o prazo para entrega da Declaração de Arrecadação do Simples Nacional (DASN/SIMEI), que prossegue até o dia 31 de maio de 2022. Esse alerta é da Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, que está à disposição para esclarecer dúvidas sobre......
Empresários defendem compensação por investimento estadual em obra da União20/Dez/202220/12/22há 3 anos Terça-feira, 20 de Dezembro de 202220/12/2022Conselho das Federações Empresariais (COFEM) reforça a importância de derrubar veto 45.22.035, previsto para ser apreciado no Congresso nesta quarta (21), para manter artigo de lei que abate montante aplicado por estados em obras......