Postado em 09 de Setembro de 2024 às 08h42

Reunião regional da FAESC reúne líderes rurais do norte para debater as prioridades do agronegócio

Regularização do transporte de maquinário e implementos agrícolas nas rodovias foi uma das pautas em destaque

Lideranças destacaram os desafios e as conquistas do setor produtivo.

O agronegócio do norte de Santa Catarina foi amplamente discutido durante reunião regional, em Mafra, nesta quinta-feira (5). Organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o encontro reuniu os líderes dos Sindicatos Rurais para tratar das principais demandas e oportunidades da região e do estado.
A programação foi conduzida pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, pelo presidente do Sindicato Rural de Mafra, João Romário Carvalho, e pelo do vice-presidente regional da Faesc, Francisco Eraldo Konkol. Além deles, estiveram presentes os demais membros da diretoria executiva da Faesc, e representantes da superintendência do Senar/SC e da Cidasc.
O presidente Pedrozo ressaltou que entre as principais demandas relatadas pelos dirigentes do norte destacaram-se a regularização do transporte de maquinário e implementos agrícolas nas rodovias, além de pedido de intervenção da Faesc junto aos frigoríficos para melhorar a classificação e o pagamento dos animais de descarte, que atualmente está abaixo do esperado.
Assim como nas demais reuniões regionais, outra pauta em destaque foi o Programa Novilho Precoce. A apresentação foi conduzida pela médica veterinária Flávia Klein, responsável pelo Programa e coordenadora estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes na Cidasc. Ela ressaltou que o Novilho Precoce é uma oportunidade para que os produtores maximizem o valor de suas propriedades.
Também foram abordados temas como as medidas para evitar inadimplência nos pagamentos aos pecuaristas nas feiras, os convênios com o Senar/SC, a Formação Profissional Rural, a Promoção Social e a Assistência Técnica e Gerencial. O Plano Safra, o status sanitário diferenciado de Santa Catarina, o apoio ao Programa SuperAção no RS, as mais recentes ações da CNA e do Senar Nacional também estiveram entre os assuntos abordados. 
De acordo com o presidente Pedrozo, Mafra sediou a penúltima de uma série de reuniões realizadas para atender todas as regiões catarinenses. “Os encontros oportunizam alinharmos demandas específicas de cada local e levantarmos oportunidades de melhorias de acordo com as necessidades expostas pelos presidentes dos Sindicatos Rurais”, afirmou ao destacar que as expectativas são positivas para a última reunião que será em Braço do Norte no próximo dia 13/09.
Além do presidente da Faesc, os encontros contam com a presença dos demais membros da diretoria: Clemerson Argenton Pedrozo (vice-presidente executivo da Faesc); Enori Barbieri (vice-presidente de secretaria) e Antônio Marcos Pagani de Souza (vice-presidente de finanças), bem como do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi. 
 
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
·         Site: https://bit.ly/faescsenar  
·         Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
·         Facebook Senar-SC: https://bit.ly/facebook-senar
·         Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar   
·         YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar

Reunião ocorreu nesta semana em Mafra.

Evento, liderado pela Faesc, reuniu dirigentes sindicais do norte.

Veja também

CDL Chapecó promove mais uma edição do curso para uso eficiente das ferramentas de crédito01/04/22 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove gratuitamente no dia 12 de abril, a partir das 8h30, no auditório da entidade, o terceiro curso gratuito deste ano sobreo melhor uso das ferramentas de análise de crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). O objetivo é apresentar estratégias para reduzir riscos e obter os......

Voltar para (Blog)