Respeito pela vida: Neto Zampier é o novo embaixador do Portal Social da ACIC
Helio Zampier Neto, conhecido como Neto Zampier, atuou como zagueiro em clubes de expressão como Santos, Guarani e Chapecoense. (Ismael Villanova/ Voice Comunicação)
Apaixonado por futebol, Helio Zampier Neto, conhecido como Neto Zampier, atuou como zagueiro em clubes de expressão como Santos, Guarani e Chapecoense. Ele sempre soube que o caminho até o futebol profissional exigiria mais do que talento, seria preciso manter a disciplina e cultivar a resiliência necessária para suportar os desafios da carreira.
Em 2016, na véspera do jogo mais importante de sua vida, Neto sobreviveu ao trágico acidente aéreo da Chapecoense, que vitimou 71 das 77 pessoas a bordo. Chegou a ser dado como morto, mas foi o último a ser resgatado com vida, em estado crítico.
A partir daquele momento, sua trajetória ganhou um novo sentido. Após um longo e doloroso processo de recuperação, encontrou na fé a força para seguir em frente e transformar sua história em inspiração. Hoje, compartilha reflexões sobre superação, dor, esperança e o verdadeiro preço de um sonho.
PORTAL SOCIAL
“Acredito que o que mais me motivou a ser embaixador do Portal Social da ACIC foi a causa nobre levantada pela entidade, que tem instruído e mobilizado empresas e pessoas a contribuírem com projetos de grande relevância nas áreas da saúde, esporte e cultura, por meio da destinação de parte do Imposto de Renda. Fiquei lisonjeado com o convite. Seria muito difícil recusar, tratando-se de uma causa tão significativa”, afirmou Zampier.
Zampier reforçou a importância de que os recursos arrecadados com impostos permaneçam na região. “Vejo com bons olhos quando esses impostos são destinados a causas locais. Quando permanecem no município, contribuem de forma muito positiva para o desenvolvimento de todas as áreas. Tudo na vida tem um custo, e manter iniciativas sociais exige investimento e assim fomenta a economia local. Quando empresas destinam parte dos seus tributos para essas causas, fortalecem ainda mais a cidade e sua população.”
Ele também destacou o papel essencial do setor empresarial no apoio às iniciativas sociais. “O setor empresarial gera lucro, emprego, impostos. Mas, ao apoiar causas sociais, vai além. Atua em locais onde, por conta própria, talvez não conseguiria chegar. Essa atuação reflete diretamente no desenvolvimento da cidade e no bem-estar da população. O crescimento de Chapecó não acontece por acaso, é resultado desse comprometimento coletivo.”
Ele acredita que o voluntariado entrou em sua vida como um chamado maior. “Ser voluntário é uma forma de agradar a Deus. É uma causa onde não se espera nada em troca. É fazer o bem pelo bem. Levo isso comigo desde muito antes de chegar a Chapecó. É um ato de amor, de respeito pela vida e pelo próximo”, relatou.
PORTAL SOCIAL
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (ACIC) lançou o Portal Social em 2020 e atualmente possui 33 projetos ativos que somam juntos a possibilidade de captação de mais de R$ 25.000.000,00. Estes projetos podem ser observados no portalsocialacic.com.br/projetos/. No total, outros 31 projetos captaram todo o valor das suas propostas entre 2022 e 2024.