Postado em 06 de Agosto de 2019 às 17h19

Representantes de SC participam de Encontro das SGCs em Curitiba

A Sociedade Central de Garantia de Crédito (SGC Central) reuniu, na última semana, em Curitiba (PR) representantes de todas as SGCs do País. O objetivo foi promover o fortalecimento dos serviços prestados aos pequenos negócios através do fornecimento de cartas de garantia de crédito.
O sistema recebeu a atenção do Ministério da Economia que acompanha a atuação desenvolvida pelas SGCs em todo País e age para criar a regulamentação dos fundos de segundo piso, entre outras soluções, de suporte aos pequenos negócios, a exemplo de processo de garantia de pequenas exportações. “A consolidação do segmento tem um processo constante de avaliação e revisão. O sistema de garantia de crédito para pequenos negócios do Brasil é recente e, no evento, foi consolidado o manual de crédito que será padronizado em todo o País”, destaca o gerente regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.
O presidente da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC GaranteOeste-SC), Renato Behm, ressalta que Santa Catariana busca estabelecer o marco legal para que os municípios possam constituir seus fundos garantidores e, para tal, acompanha o parecer do Tribunal de Contas do Estado em consulta realizada via Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).
O encontro também contou com a participação do analista de crédito Arno Pritsch que acompanha e é membro do Comitê de Crédito da GaranteOeste-SC e a executiva Márcia Hoepers Kleber que atuaram na definição de procedimentos que serão adotados nacionalmente, fundamentais para a segurança e funcionalidade do sistema como instrumento de complementariedade no acesso ao crédito pelos pequenos negócios.
Sediada em Chapecó, a GaranteOeste-SC foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de garantia de crédito para facilitar a concessão de financiamentos e diminuir os encargos financeiros dos pleitos de micro e pequenos empreendedores que buscam capital de giro e investimentos nas instituições financeiras.
Os fundos de aval são aportados pelo Sebrae, recursos próprios e de convênios. No caso de inadimplência do tomador do crédito, a GaranteOeste-SC paga o valor equivalente à carta de garantia emitida para a instituição financiadora, o que representa uma segurança de recebimento do financiamento por parte da instituição financeira, pois diminui o risco e o aporte de provisões ao Banco Central. Por isso pode reduzir os juros e beneficiar o tomador.

Veja também

Estudantes aprendem sobre empreendedorismo com ações lúdicas em Concórdia11/11/19 Como empreender, qual a melhor maneira de investir os recursos e como calcular os preços dos produtos, considerando custo, margem e rentabilidade. Esses foram alguns dos conceitos aplicados na prática pelos 144 estudantes, do 1º ao 5º ano, do SESC Escola do município de Concórdia que participaram neste ano do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do......
Cuidado infinito à saúde!31/10/19 Unimed Chapecó lança campanha unificada de conscientização para o diagnóstico precoce de doenças...

Voltar para (Blog)