Postado em 08 de Dezembro de 2021 às 09h48

Renata Seraglio destaca projeto para despertar interesse dos jovens pela indústria

A empresária Renata Carvalho Seraglio assumiu o comando do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê (Simmex), em assembleia que ocorreu em novembro, com prestação de contas da atual gestão e eleição da próxima diretoria, para o mandato em 2022 e 2023. De acordo com Renata, no planejamento da nova gestão estão previstas diversas ações, entre elas o Projeto Indústria de Oportunidades, voltado especialmente para resolver o problema da falta de mão de obra nas empresas do setor.
            Renata explicou que o projeto consiste em visitas técnicas que inicialmente serão realizadas nas turmas dos cursos de aprendizagem industrial do SENAI. “O objetivo é despertar o interesse nos jovens pelas indústrias, para que no futuro possam trabalhar nas empresas do segmento”, sublinhou. Posteriormente, as visitas serão estendidas às turmas de ensino fundamental e médio das escolas municipais. Também serão feitas entrevistas com os empresários para levar informações sobre o assunto à população em geral. “Além de buscar a resolução de uma demanda do setor, o projeto também visa valorizar os associados, divulgando as empresas e as histórias de vida pessoal e profissional”, acrescentou Renata.
            Outra ação prevista é o fortalecimento do Simmex, com campanha para aumento do número de associados. Ações internas voltadas a capacitações dos associados e colaboradores das empresas, com realização de cursos, palestras e workshops também são propostas para os próximos anos.
            “A expectativa é muito positiva, haja vista que nos últimos dois anos, por conta da pandemia, infelizmente não conseguimos executar aquilo que havia sido previsto. Após esse período de restrições, muitos associados estão sedentos por ações, reuniões e até mesmo trocas de informações e experiências. Portanto, temos certeza que a participação será ainda maior”, avaliou Renata.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na região Oeste, Jardel Carminatti, representou o vice-presidente regional oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Waldemar Schmitz, e salientou o trabalho da gestão que encerra neste mês. “O presidente Neimat Fusinato e toda a diretoria não mediram esforços para defender o setor metalmecânico na região da AMAI”, disse, ao acrescentar que a FIESC atua para o fortalecimento dos sindicatos filiados, valorizando o trabalho realizado para os associados e à comunidade. “Temos toda uma equipe técnica de apoio aos sindicatos para atender demandas e encaminhar pleitos que visam a promoção de melhorias para a indústria”.
Carminatti salientou o esforço dos empresários que, voluntariamente, dedicam suas atividades às entidades. “O sindicato empresarial existe para unir pessoas que acreditam na indústria e na sua importância para o País. A força da ação coletiva, do associativismo, contribui para a economia e para o fortalecimento de novos negócios e investimentos”, frisou.
            O Simmex representa um dos maiores e mais importantes setores da economia de Xanxerê e região. “Nesse sindicato estão presentes algumas das maiores empresas da cidade, motivo que muito nos orgulha e também reforça o compromisso que temos de fazer um bom trabalho à frente da entidade nestes dois anos, da mesma forma que todos os presidentes que nos antecederam”, concluiu Renata.

Veja também

Voltar para (Blog)