Postado em 16 de Junho de 2023 às 14h26

Alavancar o desenvolvimento local é a meta do Sebrae/SC em Xaxim

Xaxim deu um grande salto na área do desenvolvimento econômico nos primeiros anos de implementação do Programa Cidade Empreendedora (Foto: divulgação).

Simplificar processos administrativos para facilitar a abertura de novas empresas, disponibilizar serviço de referência ao fortalecimento dos pequenos negócios locais, priorizar compras governamentais de fornecedores do município, além de fomentar o turismo e a educação empreendedora. Essas são algumas das ações prioritárias previstas para os próximos dois anos no município de Xaxim, no oeste catarinense. O foco de atuação está voltado para alavancar o desenvolvimento do território, por isso, foi renovada a parceria do Sebrae/SC com a Administração Municipal, para a realização de um novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora.
“Xaxim deu um grande salto na área do desenvolvimento econômico nos primeiros anos de implementação do Programa Cidade Empreendedora. No ciclo 2021/2022 a ênfase foi apoiar, incentivar e dar suporte aos empreendedores de pequenos negócios, que movimentam grande parte da economia local. E, os resultados foram surpreendentes, por isso veio a renovação. A partir de agora queremos intensificar esse incentivo às pequenas empresas uma vez que a grande maioria dos empregos está exatamente nesses pequenos negócios e uma das dificuldades é encontrar mão de obra qualificada”, analisa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Beto Grasel.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, explica que o Programa Cidade Empreendedora é ajustado para suprir as demandas locais e contribuir para fortalecer os potenciais do território. “Em Xaxim avançamos em algumas áreas, a exemplo da desburocratização e do apoio ao setor empresarial que apresentaram resultados expressivos, mas queremos ir além. Buscamos motivar uma verdadeira transformação por meio de políticas públicas municipais que promovam novos ciclos de desenvolvimento, fomentem o empreendedorismo, gerem novas oportunidades de negócios e favoreçam a melhoria da qualidade de vida da população”, antecipa.
EXPECTATIVAS
Para o ciclo 2023/2024 a intenção da Administração Municipal é ampliar os atendimentos da Sala do Empreendedor para outras modalidades jurídicas e incluir o Cidade Empreendedora nas demais áreas do desenvolvimento econômico. “Iniciamos recentemente a construção do nosso ecossistema de inovação e sabemos que para instigar o empreendedorismo inovador é fundamental atuarmos em paralelo e de maneira integrada com o Cidade Empreendedora”, argumenta o secretário municipal.
Um dos setores econômicos que receberá atenção especial é o turismo, uma área econômica promissora. Pelo Cidade Empreendedora já foram identificados os segmentos potenciais (religioso, histórico-cultural e rural com ênfase na agricultura familiar), orientado a organização das propriedades aptas a receber visitantes e incentivada a produção associada ao turismo. “São opções futuras, mas que precisamos planejar sua estruturação. Aguardamos a canonização do Frei Bruno, que viveu por muitos anos em nosso município, firmamos parceria com a Igreja Católica e nos antecipamos com a elaboração de um projeto de turismo para criarmos uma rota de visitação”, antecipa Beto.
As próximas etapas contemplam a preparação de produtos turísticos dos potenciais já identificados e criar um roteiro turístico do município. “Sabemos que a religião atrai muitos romeiros, que se deslocam motivados por sua devoção e terão interesse em conhecer a história do Frei Bruno e a catedral construída por ele, por exemplo, porém precisarão de mais opções para ficar na cidade. E, é exatamente o que estamos fazendo agora, construindo outras alternativas, incentivando nossa rede hoteleira e gastronômica, capacitando os agricultores para as rotas de turismo rural e identificando outros potenciais como o turismo cultural”, comenta o secretário municipal.
Para incentivar a educação empreendedora da rede municipal, Xaxim buscou inspiração e referência em outras cidades. “Visitamos outros municípios nos quais obtiveram grandes resultados nessa área, principalmente, com a tecnologia, inovação, empreendedorismo e em todos observamos que o trabalho iniciou na base”, analisa Beto. O secretário municipal argumenta que o desenvolvimento econômico de uma cidade não se faz em dois ou quatro anos porque é necessário construir uma cultura que começa com a educação. “Começamos com nossas crianças, para que tenham gosto pelo empreendedorismo e tenham essa visão diferenciada de oportunidades e de mundo”, comenta.
As soluções contratadas pelo município para o novo ciclo são: desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas, turismo e festival gastronômico, Infância.com e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
CONQUISTAS
Medidas de desburocratização e atuação da Sala do Empreendedor foram áreas de evidência do programa no município. “Um dos destaques que orgulhou muito o município foi de figurarmos no ranking das cidades mais rápidas do Brasil para abertura de empresas. Ocupamos a 1ª colocação, conforme o boletim no 1º quadrimestre de 2022 do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia. Isso foi possível, graças ao suporte do Sebrae/SC”, enfatiza o secretário. Neste ano, conforme o levantamento Xaxim permanece entre os 10 mais rápidos para abertura de um novo negócio. “Isso motiva os empreendedores e atrai ainda mais investidores”, analisa.
O prefeito Edilson Antonio Folle também recebeu dois Selos Prefeito Empreendedor, nas categorias desburocratização e Sala do Empreendedor, na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.
Beto enfatiza ainda, entre os resultados obtidos, que em 2022 com o suporte da Sala do Empreendedor foram abertas 160 novas empresas. O tempo atual para formalização de um CNPJ e viabilidade no município é de aproximadamente uma hora, conforme o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
 

 

O Programa Cidade Empreendedora é ajustado para suprir as demandas locais e contribuir para fortalecer os potenciais do território (Foto: divulgação).

Em 2022 com o suporte da Sala do Empreendedor foram abertas 160 novas empresas (Foto: divulgação).

Veja também

Atualização NR 31: instrutores do SENAR/SC participam de curso sobre “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico"25/05/21 Dez instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) participarão, no período de 9 de junho a 11 de agosto, do curso estadual on-line sobre “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico". A promoção é......
Marema fomenta desenvolvimento econômico com Cidade Empreendedora11/02/20 Fomentar o comércio local, aprimorar os pequenos negócios, diversificar as atividades econômicas e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos da Prefeitura de Marema, no oeste catarinense, que lançou oficialmente,......

Voltar para (Blog)