Postado em 06 de Julho de 2020 às 17h09

Região Sul recebe 25 cursos gratuitos do Senar/SC em julho

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 12 municípios

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), retoma em julho a realização de 25 cursos em 12 municípios do sul catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 193 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão as normas determinadas pelos órgãos de saúde para prevenção e combate ao coronavírus.
São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No sul, o destaque é para treinamentos sobre Doma Racional de Equídeos, Turismo Rural, Derivados de Leite, Olericultura Básica e Cultivo Hidropônico de Hortaliças.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que as capacitações fortalecem o trabalho no meio rural e ampliam a produtividade. “Com esses treinamentos rápidos, os produtores aprendem novas atividades e podem expandir seus negócios. Essa qualificação ajuda a melhorar a vida no campo ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento local e regional”.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a formação rural é a base do desenvolvimento do agronegócio no Estado. “Quando temos nosso produtor forte, capacitado, competitivo, empreendedor, conseguimos fortalecer toda cadeia produtiva e contribuir para o progresso do setor. Por isso a retomada das atividades, com atendimento às normas de saúde e segurança, é muito importante tanto para os produtores quanto para a economia catarinense”.
Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
 
 
PROGRAMAÇÃO DE JULHO NO SUL:
 
Evento
Município
Data
Doma Racional de Equídeos
ARARANGUÁ
13 a 17
Rédeas
ARARANGUÁ
27 a 31
Bordado com Patchcolagem
ARMAZÉM
27 a 29
Culinária de peixes e frutos do mar
FLORIANÓPOLIS
6 e 7
Turismo Rural - Acolhida no Meio Rural
PAULO LOPES
13 e 14
Turismo Rural - Produtos Artesanais como Recursos Turísticos
PAULO LOPES
15 e 16
Primeiros Socorros
FLORIANÓPOLIS
20 e 21
Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
FLORIANÓPOLIS
21 e 22
Primeiros Socorros
FLORIANÓPOLIS
22 e 23
Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
FLORIANÓPOLIS
23 e 24
Derivados de Leite
JAGUARUNA
14 e 15
Culinária de peixes e frutos do mar
JAGUARUNA
15 e 16
Processamento de Carne de Frango
JAGUARUNA
16 e 17
Inclusão Digital Rural - Informática Básica
JAGUARUNA
21 e 22
Artesanato com Pintura
JAGUARUNA
28 a 31
Olericultura Básica
JAGUARUNA
29 e 30
Cultivo Hidropônico de Hortaliças
SIDERÓPOLIS
1 e 2
Controle Agroecológico de Pragas e Doenças
BALNEÁRIO RINCÃO
7 e 8
Cultivo Protegido de Hortaliças
IÇARA
9 e 10
Confeitaria
NOVA VENEZA
13 e 14
Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática
IÇARA
14 e 15
Turismo Rural - Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios
RIO FORTUNA
7 e 8
Turismo Rural - Acolhida no Meio Rural
RIO FORTUNA
9 e 10
Derivados de Leite
TUBARÃO
7 e 8
Artesanato com Pintura
TURVO
20 a 23
 
 

Veja também

Presidente da Sicredi participa de painel sobre cooperativismo em Coronel14/06/19 O cooperativismo foi o foco de painel promovido nessa quinta-feira (13) em Coronel Freitas. Com tema “Um enxergar além da curva” o evento contou com três lideranças de alto engajamento no setor cooperativo regional para enriquecer o diálogo sobre como a presença das cooperativas fomenta os mais diversos setores da economia e gera benefícios nas comunidades onde......

Voltar para (Blog)