Postado em 01 de Fevereiro de 2021 às 15h20

Quatro catarinenses estão na fase nacional do CNA Jovem

Programa gratuito do Senar desenvolve novas lideranças no agronegócio

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Quatro catarinenses estão entre os 80 selecionados para a etapa nacional da quarta edição do CNA Jovem, programa gratuito do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para desenvolvimento de novas lideranças no agro. Carlos César Nau Júnior (Botuverá), Ana Paula Martins (Canoinhas), Henrique Rodrigues da Fonseca (Xanxerê) e José Roberto Correia (Presidente Nereu) ingressaram na segunda etapa e representarão Santa Catarina no programa. Em todo o Brasil, o CNA Jovem recebeu 3.739 inscrições na primeira fase, 175 delas de Santa Catarina, o sexto maior número no País.
Os selecionados têm entre 22 e 30 anos, vínculo com o setor agropecuário e formação técnica ou superior completa na área de Ciências Agrárias. O programa tem como objetivo preparar novos líderes para enfrentarem desafios e inovarem na agropecuária brasileira em cinco áreas: institucional, sindical, político-partidária, empresarial e educacional. Nesta fase, ocorrerão encontros presenciais em cinco polos relacionados a cada uma das áreas de foco, além de desafios, oficinas, atividades, testes e palestras. Os participantes também terão encontro nacional em Brasília, em abril, para colocarem em prática o aprendizado.
O último encontro nacional e a divulgação dos vencedores estão agendados para agosto. A escolha da iniciativa vencedora será feita por uma banca de profissionais do setor do agro que definirá o grupo que apresentar a melhor iniciativa de liderança com potencial de resolução para o seu respectivo desafio. Na premiação individual, serão escolhidos os três jovens que apresentarem a melhor avaliação do perfil de liderança realizada ao longo de toda a jornada do programa.
A coordenadora estadual do programa, Francine Iagher, ressalta que o CNA Jovem é uma iniciativa estratégica que fomenta a liderança empreendedora e desafia a juventude a alcançar maior protagonismo no setor. “O objetivo é que cada jovem possa refletir e trabalhar as competências de liderança que necessita desenvolver para melhor atuação no mercado”, explica.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, afirma que o programa contribui para impulsionar a carreira de jovens com potencial para liderar a transformação do Brasil. “O resultado da implementação das iniciativas e do desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens será a melhoria do setor como um todo. Teremos mais lideranças atuando no fomento do agro brasileiro. Em 2019 conquistamos um troféu para Santa Catarina e esperamos repetir a experiência neste ano”, ressalta.
De acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo,Santa Catarina tem forte atuação dos jovens no meio rural. “As famílias estão cada vez mais incentivando a sucessão familiar no campo e investindo na profissionalização do trabalho, além da inovação no setor. Nesta estrutura, os jovens ocupam um lugar fundamental e são peças-chave no gerenciamento das propriedades. O CNA Jovem é um estímulo ao empreendedorismo e à formação de novas lideranças”.
SELECIONADOS
Os quatro catarinenses selecionados passaram pela primeira etapa do programa no ano passado entre agosto e dezembro. A participação foi a distância, com conteúdo virtual sobre o Sistema CNA, seus aspectos técnico-institucionais e sobre a abrangência e relevância do setor agropecuário em níveis nacional e mundial. Eles também passaram por uma prova objetiva e participaram de oficinas digitais remotas sobre os estágios iniciais da trajetória de liderança.
Ana Paula, 27 anos, conta que está muito feliz com a trajetória no programa e, em especial, com o avanço para a etapa nacional. “Sempre participo dos cursos de qualificação do Senar/SC, que são sinônimos de eficácia e eficiência. Minha família também é assistida pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia leiteira. A participação no CNA Jovem é uma oportunidade incrível de adquirir experiência e conhecimento tanto na minha vida pessoal quanto profissional. É gratificante estar entre os quatro finalistas do Estado e representar Santa Catarina no programa”.
É o que também ressalta Carlos César Nau Júnior. Ele é formado em Engenharia Ambiental e trabalha com apicultura, produção de palmito pupunha e reflorestamento de eucaliptos em Botuverá. “O programa está sendo um divisor de águas na minha vida. Estar entre os 80 selecionados em todo o País é motivo de orgulho e faz valer todo esforço, dedicação e persistência. É uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional”.
Henrique Rodrigues da Fonseca, técnico agropecuário e de campo em Xanxerê, destaca que o programa mexeu muito com ele e que já projeta mudanças na vida a partir dos debates provocados. “Participar do CNA Jovem é a realização de um sonho e poder representar meu Estado é uma conquista muito grande. O programa permitiu um amadurecimento e uma evolução sobre minha visão, meu propósito e o legado que quero deixar. Se tornou a base para meu futuro”.
Para José Roberto Correia, o programa é um projeto plural e uma oportunidade de crescimento em todas as áreas de atuação no setor. Ele é formado em Agronomia e atua como técnico agropecuário em Presidente Nereu. “Saímos com uma bagagem muito técnica da graduação e é importante aprendermos mais sobre gestão, ligarmos os pontos entre o campo e a cidade e levarmos mais informações aos produtores. É isso que o CNA Jovem proporciona, mais conhecimento institucional, educacional, político e empresarial”, ressalta.
 

Veja também

Médicos cooperados participam de palestra sobre choque cardiogênico25/03/22 “Choque cardiogênico: abordagem prática em 2022” foi a temática de um dos treinamentos organizados pela Equipe de Educação Continuada da Unimed Chapecó, na última sexta-feira (18). A palestra foi ministrada pelo Dr. Germano Emílio Conceição Souza, que é Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de......
Empreendedorismo é tema de palestra gratuita em Maravilha08/02/21 O Sebrae/SC, em parceria com a Associação Empresarial de Maravilha e a Câmara de Dirigentes Lojistas local, promove a palestra gratuita “Supere seus medos e alcance resultados” com Jaime Folle. A capacitação......

Voltar para (Blog)