Um boletim técnico lançado pela Epagri e disponível para livre download orienta apicultores e técnicos sobre métodos de seleção, produção e introdução de rainhas de abelhas Apis mellifera nas colmeias. A tecnologia de melhoramento genético, resultado de pesquisas da Epagri, torna a apicultura mais sustentável e permite elevar a produtividade de mel em até 200% quando as rainhas são jovens e selecionadas. A Empresa estima que cerca de 3 mil apicultores catarinenses tenham aplicado a tecnologia em 12 mil colmeias no ano passado, gerando incremento de 64t de mel.
A seleção e substituição de abelhas rainhas é uma das práticas recomendadas para manter a sanidade dos apiários
O Boletim Técnico nº 190 – “Seleção e produção de rainhas de abelhas Apis mellifera” apresenta métodos que podem ser aplicados por apicultores em diferentes situações e escalas de produção. A publicação trata sobre o melhoramento genético das abelhas e a substituição periódica de rainhas, além de apresentar três métodos de produção de rainhas: transferência de larvas, nucleação e puxada natural. O leitor encontra o passo a passo para selecionar colônias e rainhas, informações sobre marcação de rainhas, quando fazer a substituição, como introduzir a nova rainha na colônia, cuidados pós introdução e outras dicas.
Nesta quarta-feira (26): Credioeste promove palestra sobre formalização de MEI para empreendedores26/Jun/202426/06/24há 1 ano e 5 meses Quarta-feira, 26 de Junho de 202426/06/2024Com o intuito de fomentar o interesse pelo empreendedorismo e auxiliar potenciais empreendedores, a Credioeste – Agência de Microcrédito – promove, em parceria com o Sebrae/RS, o “Espaço de Negócios. O encontro foi......