Postado em 31 de Julho de 2019 às 17h32

SIMOVALE apoia integração de venezuelanos na região Oeste de SC

O Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (SIMOVALE) recebeu na última semana a visita do Rotary Chapecó (Distrito 4740) e representantes do IOM e exército brasileiro. O objetivo foi estreitar o relacionamento e alinhar estratégias que possibilitem parcerias para o acolhimento de venezuelanos na região.
A frente da Operação Acolhida de Apoio Logístico, diversas agências estão atuando como parceiras, com coordenação do Exército Brasileiro. Os objetivos da ação são promover o ordenamento da fronteira, abrigamento e interiorização de imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela divisa em Roraima (especialmente na região de Pacaraima) em busca de uma vida melhor no Brasil.
Neste sentido, o Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (SIMOVALE) reconhece a legitimidade da iniciativa e recebeu os representantes da Operação a fim de estabelecer vínculos e criar oportunidades para que os venezuelanos possam vir a contribuir também com o desenvolvimento da região Oeste.
Devido alto índice migratório existente na região, a Operação Acolhida tem intensificado visitas a empresas, órgãos de representação de classe para buscar a estes imigrantes uma oportunidade de recomeço de suas vidas no Brasil, já que a maioria chaga com poucos, quase nenhum pertence, trazendo apenas a esperança por dias melhores.
O empresário e diretor do SIMOVALE, Nivaldo Lazaron Júnior, vê esta oportunidade de novos trabalhos como uma colaboração tanto pela causa de integração dos venezuelanos quanto em vista do crescimento que o Brasil iniciará em breve. “A região Oeste de Santa Catarina é promissora em negócios e expansão fabril. São Lourenço do Oeste, por exemplo, é a cidade que mais gerou empregos no Estado este ano. Ou seja, faltam trabalhadores para as vagas que estão disponíveis e por isso, inclusive, é preciso olhar para as opções de preenchê-las”, afirma.
Nivaldo realça ainda que o trabalho que o exército vem realizando é muito interessante, pois há um comprometimento com a realocação de profissionais que já trabalhavam em funções semelhantes nos países de origem e que agora precisam de novas oportunidades devido à circunstâncias diversas. Essa operacionalização de contratação aliada à legalidade e direitos igualitários aos de cidadãos brasileiros facilita este processo, de acordo com o empresário.
Estiveram presentes na reunião o comandante do Exército Brasileiro de Boa Vista, Mato Grosso, Josias Pereira de Azevedo e representante da Agência da ONU para as migrações, Tainá Aguiar, além de representantes do Rotary Chapecó, Celso Bergmaier e Darci Luís Campo para conversa sobre venezuelanos e seu acolhimento em Chapecó
Ao se despedirem de Chapecó, Tainá Aguiar e Capitão Azevedo agradeceram o apoio dado a Operação pelo Distrito 4740, deixando uma mensagem de agradecimento aos locais visitados, avaliando como extremamente satisfatórias as tratativas realizadas.

Veja também

Exportações de carne suína superam desempenho de 2019 no Estado10/11/20 Santa Catarina segue batendo recordes nas exportações de carne suína. Em nove meses, o Estado já superou o desempenho de todo ano passado e espera chegar a US$ 1 bilhão de faturamento até dezembro. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). De......
Riqueza apresenta o Programa Cidade Empreendedora para os empresários12/12/23 A Prefeitura Municipal de Riqueza realizou na última semana o lançamento do Programa Cidade Empreendedora e a inauguração da Sala do Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae/SC (Foto: Prefeitura de Riqueza).  ...

Voltar para (Blog)