Código de Benefício Fiscal e retenções federais são abordados em curso
Curso abordou sobre o cBenef e sobre o Registro 1601
O Código de Benefício Fiscal (cBenef) foi tema de curso realizado pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), disponibilizado em parceria com a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) pelo programa Unifecontesc. A capacitação instruiu os participantes sobre as novidades deste ano na entrega da Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI – e quanto à obrigatoriedade do (cBenef), instituído pelo Ato Diat 79/2022, e o Registro 1601, que trata da movimentação financeira do contribuinte do ICMS.
O instrutor, João Adriano Philipps, explicou que a maior dificuldade não é colocar o código, mas a montagem da nota fiscal conforme a atual versão do guia prático de benefícios e incentivos fiscais. “O Estado inovou, com esse guia prático, a forma de emissão de nota fiscal. É um aspecto que está sendo discutido. No curso, os profissionais tiveram a oportunidade de entender a lógica e montar o processo, justamente para auxiliar os clientes a atender as demandas que o Governo está solicitando”.
Quanto ao Registro 1601, o instrutor demonstrou os pontos conflitantes sobre informações e os motivos pelos quais o Governo do Estado faz essa solicitação. Além disso, Philipps salientou a importância do alinhamento com as empresas para que as informações possam ser enviadas de maneira correta. “O Fisco está pedindo esses dados pela necessidade, principalmente, de cruzamento de dados e fiscalização. O Estado está atuando de maneira parceira com os contadores para não notificar, mas pedindo a informação correta. Por isso é importante começar desde cedo o envio dentro das novas regras”, frisou.
O Registro 1601 está em vigor desde janeiro deste ano. Já o cBenef tem previsão de iniciar em 1º de novembro próximo. No início de agosto, as entidades contábeis, incluindo o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e a Fecontesc, participaram de reunião com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e sua equipe, na sede CRCSC, em Florianópolis. No encontro foi definida a criação de um grupo das entidades contábeis e de empresas de software com a SEF para discutir questões relativas à cBenef (mesmo que mantida a data de 1/11/2023, que será um dos objetos deste grupo de trabalho).
RETENÇÕES FEDERAIS
João Adriano Philipps também explanou, em outro curso, sobre retenções federais na fonte, com ênfase na nova EFD-Reinf. Ele salientou que o projeto existe há tempo e era um ponto de atenção nos treinamentos. “Sempre abordava o assunto alertando para ter cuidados porque as regras tributárias vão mudar”, comentou.
A declaração terá que ser apresentada mensalmente e não mais anualmente na DIRF. A regra entra em vigor em setembro deste ano. No curso, Philipps explanou sobre a forma do cálculo, regras de retenção do imposto de renda, de retenção de PIS/Cofins e contribuição social e a maneira de apresentar os dados dentro da EFD-Reinf.
“Embora a legislação muda agora em setembro, ainda será necessário informar, em fevereiro do ano que vem, a DIRF do ano base 2023, mas a partir de setembro é necessário ter a mesma informação da DIRF anual na EFD-Reinf mensal. Por isso, é necessária muita atenção, pois haverá a prestação da informação duas vezes, em locais diferentes, e o fisco terá ambas para cruzar os dados”, alertou o instrutor.
Contabilistas aprenderam mais sobre cBenef
João Adriano Philipps e Everton Bortolotto
João Adriano Philipps também explicou sobre retenções federais
Profissionais aprofundaram conhecimentos sobre retenções federais
Veja também
“É hora de olhar o todo da proteína animal e projetar o futuro”10/Jun10/06há 1 mês Terça-feira, 10 de Junho de 202510/06/2025Roberto Kaefer, presidente do Alimenta 2025, fala sobre a proposta e as expectativas do evento que acontece entre os dias 16 e 18 de junho...
Industriais do Oeste conhecem novas oportunidades de negócios25/Jul/202325/07/23há 2 anos Terça-feira, 25 de Julho de 202325/07/2023FIESC e Nestlé realizaram, no SENAI de Chapecó, o evento Desenvolvimento de Fornecedores para atender operações de logística da multinacional...
Senar/SC qualifica mais de mil produtores rurais na região Norte em junho05/Jun/201905/06/19há 6 anos Quarta-feira, 05 de Junho de 201905/06/2019O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do......