Postado em 01 de Dezembro de 2020 às 11h56

Projeto “Parceiro Anjo” é apresentado para Núcleo de Sustentabilidade da ACIC

Iniciativa visa despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia de inclusão social e acesso ao mercado 

    O projeto “Parceiro Anjo” – que utiliza a metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC – foi apresentado, na última semana, para o Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, (ACIC). A intenção foi contextualizar os objetivos, as atividades previstas e os resultados alcançados com o projeto para alinhar uma parceria futura no município.
    A iniciativa visa despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para inclusão social, acesso ao mercado de trabalho e fortalecimento da cultura empreendedora local. Durante oito etapas, que totalizam 40 horas, os jovens entre 15 e 19 anos desenvolvem competências comportamentais para fortalecer a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar as possibilidades de realizar seus sonhos e se preparar para enfrentar desafios.
    A ação faz parte de uma prática deferida pela equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania. O propósito é fortalecer a economia local, gerar renda para os jovens, buscar a inserção dos alunos no mercado de trabalho e, como consequência, fortalecer o empreendedorismo de base.
    Entre as atividades previstas estão: mapear comunidades em vulnerabiliade social; buscar apoio familiar; traçar o perfil dos jovens participantes; realizar aulas práticas; elaborar plano de ação pensando no futuro profissional e avaliar os resultados obtidos. Também ocorre a aplicação do Programa Crescendo e Empreendendo, que oferta estímulos à adoção de atitudes empreendedoras apoiadas na responsabilidade, cooperação, criatividade, inovação e sustentabilidade ambiental.
    “Os principais desafios a serem superados para prevenir atos infracionais e transformá-los em empreendedores são: evasão escolar; estigma e rotulação; gravidez na adolescência; renda familiar menor do que um salário mínimo; incidência de alcoolismo ou uso de drogas; falta de acompanhamento psicossocial e baixa qualificação profissional”, elencou o educador social e coordenador do projeto Luis Alberto Schoingele.
    O projeto-piloto foi executado neste ano no município de São Miguel do Oeste. Entre os resultados alcançados estão: pró-atividade, busca por novas oportunidades profissionais e demonstração de interesse pelos conteúdos abordados. “Os jovens saíram de sua zona de conforto, tiveram comprometimento com as atividades propostas e principalmente apresentaram mudança de comportamento”, avalia o educador social. As próximas cinco etapas terão apoio da Sulcredi e preveem: visita técnica, reunião com os pais, aula prática de produção de geleias, palestra de educação financeira e curso de atendimento. O encerramento está previsto para o dia 22 de dezembro.
    Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, a iniciativa poderia ser ampliada contemplando outros municípios e transformando mais vidas. “Articulamos para que ocorra a participação efetiva das famílias nas ações do projeto, pois sabemos que o segredo está justamente em envolvê-las. O relato dos familiares é unânime quanto a mudança de comportamento nítida dos jovens participantes”, comentou.  
    Segundo o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, a entidade tem uma missão clara de expandir as ações de sustentabilidade. “Nossa intenção é regionalizar pequenas práticas que possam fazer a diferença. Esse exemplo apresentado pode ser adaptado em Chapecó, mas para isso é necessário canalizar o apoio das empresas locais”, antecipou ao parabenizar a iniciativa.

    Também participaram da reunião a educadora social Luane Aparecida Vargas; a coordenadora de Núcleos Setoriais da ACIC Daniela Gonçalves da Rosa; o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Eduardo Nicoleti; a vice-coordenadora do Núcleo Silvia Vaccari; a integrante Eliana Cansian e a coordenadora do Comitê Local ODS e escotista voluntária, Edineia Cassiano.     

    Veja também

    Nucleovet promove curso sobre educação financeira02/05/22 Capacitação será gratuita aos associados e foi apresentada em evento no fim de semana. Na ocasião, também foram recepcionados novos associados e lançada a campanha do agasalho deste ano...
    Inscrições abertas para a Faculdade CNA nos polos de Santa Catarina31/05/22 A Faculdade CNA está com inscrições abertas até o dia 20 de julho para o vestibular dos cursos de graduação a distância em Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de......
    12º SBSBL bate recorde de público10/11/23 Evento promovido pelo Nucleovet ocorreu nesta semana e congregou especialistas que debateram tendências, inovações e o futuro do setor de bovinocultura leiteira...

    Voltar para (Blog)