Postado em 07 de Janeiro de 2021 às 16h59

Projeto incentiva a leitura em Santa Catarina

Dia do Leitor, nesta quinta-feira (7), reforça a troca colaborativa e gratuita de livros nas lojas do Fort Atacadista

Em tempos de isolamento social, o hábito da leitura pode ser uma boa alternativa para entreter, tirar o foco da pandemia e, claro, absorver novos conhecimentos. Os apaixonados pela literatura contam, inclusive, com uma data comemorativa no calendário nacional: nesta quinta-feira (7) é comemorado o Dia do Leitor.
A boa notícia é que a pandemia mudou a rotina no mundo inteiro e a leitura ganhou força nos lares brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2020, a comercialização de livros e e-books aumentou: a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil registrou aumento de 50% de vendas, em comparação ao levantamento de 2019.
Para quem não tem acesso ou recursos financeiros para aproveitar e viajar nas aventuras de um bom livro, uma boa dica é aproveitar projetos que incentivam a leitura compartilhada. Em Santa Catarina, o projeto “Leitura Fort”, em vigor em todas as lojas da rede Fort Atacadista, incentiva o prazer pela leitura por meio da doação de livros.
“É um espaço colaborativo, para as pessoas encontrarem livros do seu interesse, levarem para casa e depois devolverem ou contribuírem com doações de outras obras. Na época que vivemos, em que as pessoas estão mais em casa, o hábito de leitura pode ajudar a enfrentar tantas adversidades”, explica o gerente regional de marketing do Fort Atacadista Leandro Hommerding.
O “Leitura Fort” funciona por meio de uma casinha de madeira instalada logo na entrada das lojas do Fort, com o intuito de funcionar como uma biblioteca livre. A iniciativa tem como inspiração a “Casinha da Cultura”, projeto que nasceu em Chapecó, no oeste catarinense, pelas mãos da apaixonada por literatura Maria Cristina Breda Canal e, seu marido, o marceneiro Irno Merlo.
O público em geral pode participar da iniciativa em qualquer uma das lojas da rede – são 31 unidades no Estado. Para garantir o bem-estar de todos, todos os livros doados e depositados nas casinhas são higienizados.



 
 

Veja também

Economista Ricardo Amorim em Chapecó05/06/19 Ele é o único brasileiro entre os melhores e mais importantes palestrantes mundiais de acordo com o site britânico Speakers Córner. É o maior influenciador planetário do Linkedin, excetuando-se os países de língua inglesa. É o economista mais influente do Brasil de acordo com a revista americana Forbes. Ostentando todos esses atributos, Ricardo Amorim......

Voltar para (Blog)