Postado em 30 de Agosto de 2021 às 15h46

Dia do Profissional de Educação Física: Núcleo de Academias da ACIC promove programação especial

Prática de exercícios regulares e ajudar na busca pelo equilíbrio entre saúde e bem-estar

Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, é saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a respeito desse assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de Educação Física – 1º de setembro – o Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove a Semana do Profissional de Educação Física, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF/SC).
            A programação inicia nesta quarta-feira (1º), às 21 horas. Haverá apresentação institucional do CREF e palestra sobre “Atividade física, saúde e pandemia. Uma nova realidade”, com a endocrinologista Dra. Mari Cassol.
No sábado (4), a programação segue com mais duas palestras, com início às 14 horas. A primeira será com o profissional de educação física e sócio-proprietário da Passo a Passo Assessoria Esportiva de Chapecó, Ademar Kammler, que abordará o tema “De atleta a empresário, uma jornada olímpica”. Após, o professor e apresentador GFM Les Mills Evandro Siqueira explanará sobre “Fitness e pandemia, a reinvenção da atividade física”.
            Toda a programação será transmitida pelo YouTube da ACIC: https://www.youtube.com/user/ACIChapeco.
            A coordenadora do Núcleo de Academias, Angélica Filippini, frisa que incentivar a prática de exercícios regulares e ajudar na busca pelo equilíbrio entre saúde e bem-estar, contribuindo para evitar o sedentarismo e seus males, é uma das funções do profissional de Educação Física que, cada vez mais, tem se tornado fundamental no dia a dia das pessoas para uma melhor qualidade de vida.
“Em meio à pandemia, muito se fala em fortalecer o sistema imunológico, mas esse cuidado não deve se restringir apenas ao período em que estamos vivendo. Uma das formas de proteger nossa saúde é praticando a boa e velha atividade física. Mas a atividade pela atividade não basta. É preciso bem mais que isso: uma minuciosa avaliação e uma prescrição individualizada com orientação profissional, associadas a cuidados com uma alimentação saudável e balanceada, noites bem dormidas e saúde mental em dia. Tudo isso impacta positivamente em nossa capacidade de defesa do organismo”, explica Angélica.
Além de prevenir doenças, existem outros benefícios oferecidos pela prática de atividades físicas regulares. Durante a sua execução, o corpo libera diversos hormônios, em especial a endorfina, que tem a função de controlar a ansiedade e diminuir o estresse, e a seretonina, que atua no humor, sono e apetite. “Esses dois hormônios contribuem para proporcionar a sensação de bem-estar”, sublinha Angélica.
Com a pandemia, Angélica salienta que a prática da atividade física continua sendo fundamental. “De acordo com a literatura científica, a prática de atividade física orientada aumenta a resposta imunológica, reduz os efeitos de comorbidades, diminui o número de pessoas nos postos de saúde e tem efeito benéfico contra as implicações estressantes do isolamento social e das notícias alarmantes”, reforça, ao acrescentar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa por semana.
PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
No dia 1º de setembro é comemorado do Dia do Profissional de Educação Física. A data foi escolhida porque neste dia, em 1998, a profissão foi regulamentada por meio da Lei nº 9696.
Angélica enfatiza que ter o acompanhamento de um profissional de educação física na prática de exercícios é fundamental por ser o único profissional habilitado e capacitado para planejar, prescrever, orientar, executar e avaliar atividades físicas. “Seu acompanhamento permite segurança ao praticante, aliando a manutenção da saúde ao desenvolvimento do corpo”, frisa. As pessoas que recebem orientação devem se certificar que seu professor tem formação universitária e registro profissional no CREF-SC.
NÚCLEO DE ACADEMIAS
O Núcleo de Academias da ACIC tem a finalidade de promover ações que oportunizem o desenvolvimento e o fortalecimento das empresas do setor, por meio da troca de experiências, promoção de cursos de qualificação visando atualização e compartilhamento de informações. É formado por 12academias que têm por premissa atender com qualidade, ética e segurança à população que procura atividade física, mantendo em seus quadros exclusivamente profissionais formados em Educação Física e com registro no Conselho Profissional.
Tem como objetivo estimular a população a praticar atividades físicas que levem a promoção da saúde e qualidade de vida, valorizar e distinguir as empresas que mantêm conduta ética e profissional, bem como promover o desenvolvimento empresarial.

Veja também

Formadas mais duas turmas do curso Técnico em Agronegócio de São Joaquim14/02/22 Em uma solenidade marcada por alegria e emoção, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), juntamente com o Sindicato Rural de São Joaquim, formou mais duas turmas do polo de São Joaquim no Curso Técnico em Agronegócio. O......
Agricultores vendem produtos pela internet em Abelardo Luz17/06/20 Valorizar os produtos dos empresários rurais locais, divulgar os itens produzidos e incentivar o consumo de alimentos frescos, orgânicos, naturais e de excelente qualidade. Com esses propósitos a Sala do Empreendedor de Abelardo Luz, no......

Voltar para (Blog)