Postado em 13 de Maio de 2024 às 15h53

Projeto “Educação Fiscal: Um saber que faz a diferença” de Águas Frias é destaque estadual

O objetivo principal é formar cidadãos autônomos e conscientes, capazes de identificar oportunidades e enfrentar desafios com resiliência

O projeto de águas Frias “Educação Fiscal: Um saber que faz a diferença”, foi citado entre os melhores do estado, na Categoria Empreendedorismo na Escola (Foto: Divulgação/Prefeitura) 

  O município de Águas Frias esteve presente no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que ocorreu recentemente na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis. Durante a cerimônia, o projeto, “Educação Fiscal: Um saber que faz a diferença”, foi citado entre os melhores do estado, na Categoria Empreendedorismo na Escola.
  O projeto tem como objetivo principal formar cidadãos autônomos e conscientes, capazes de identificar oportunidades e enfrentar desafios com resiliência. Estiveram presentes na premiação o prefeito Luiz José Daga, juntamente com a agente de desenvolvimento do município Mayara Basso Cenci.
  Daga agradeceu a todos os envolvidos no projeto, em especial a Escola de Educação Básica Sete de Setembro, a direção da escola, em nome da diretora Adriana Simoni, a professora Vania Salete Cassol Daga, idealizadora e responsável pelo projeto, aos alunos do 2º ano vespertino/2023, a funcionária da tributação que palestrou para os alunos Juliana Cella e ao Sebrae/SC pela dedicação em no auxílio das demandas empresariais e no incentivo em inscrever o projeto.
  “Sem dúvidas foi um momento de muito aprendizado, poder visualizar tantos projetos, e dentre eles o nosso município esteve presente. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista. Esse projeto desenvolvido em Águas Frias só foi possível graças a contribuição e dedicação tanto dos profissionais citados quanto dos alunos envolvidos. Ficamos muito felizes em estrar entre os melhores do estado”, destacou.
  O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, parabenizou o município pela iniciativa voltada a educação empreendedora. “É inspirador ver como novos projetos e novas ideias surgindo, como é o caso de Águas Frias. São ações como essas que reforçam o papel do Sebrae/SC como parceiro dos municípios em todos os momentos”, ressaltou.
  “EDUCAÇÃO FISCAL: UM SABER QUE FAZ A DIFERENÇA”
  O projeto “Educação Fiscal, Um Saber Que Faz a Diferença”, nasceu junto com a disciplina de Sociologia trabalhada pela professora Vania e os estudantes do 2ª ano do Ensino Médio. Anualmente, nos meses de março e abril, o projeto é reformulado de acordo com o edital de Declaração do Imposto de Renda. No ano de 2023 o projeto fez uma parceria com os componentes curriculares de Projeto de Vida e Matemática Financeira, desenvolvendo a partir de um estudo do sistema tributário brasileiro, a construção de um vídeo que fez parte de um concurso chamado “Cidadão Cineasta Fiscal”, lançado pela Receita Federal de Joaçaba e a UNOESC.
  Para esse concurso os estudantes em equipes de 10 participantes que integram desenvolveram um vídeo com o tema: “A emissão da nota fiscal eletrônica para os MEIs através do aplicativo do Governo Federal”.
  A partir do tema os estudantes buscaram a Prefeitura Municipal, o Sebrae/SC através da Sala do Empreendedor, com o objetivo de saber mais sobre o tema. Os alunos tiveram êxito no trabalho desenvolvido, ficando em 2º lugar na categoria do Ensino Médio na região, recebendo premiação individual. A escola também foi premiada.
  “Agradecemos a todos que se envolveram diante deste trabalho. Somente com as fortes parcerias com o Sebrae/SC, Prefeitura e escola o projeto de Educação Fiscal é um potencial na educação, levando os estudantes a entender o sistema tributário, o empreendedorismo e a importância de sermos cidadãos conscientes de, não sonegar, ao contrário fiscalizar os serviços públicos”, finalizou Vania.

Veja também

Saúde bucal em dia21/06/24 Conheça o serviço de odontologia da Unimed Personal Chapecó...
Setembro verde: a prevenção é o caminho03/09/19 O câncer de intestino grosso é o segundo que mais mata no mundo, sendo que, no Brasil, acomete aproximadamente 35 mil pessoas anualmente. A doença atinge mulheres e homens, praticamente em igualdade de incidência, sendo a 6ª e......

Voltar para (Blog)