Postado em 01 de Agosto às 17h32

Projeto de educação do SESI/SENAI chega a Bom Jesus do Oeste

Contrato com a prefeitura foi assinado nesta semana, quando também iniciaram as aulas com os jovens de Serra Alta

Contribuir para que os estudantes tenham um contato mais próximo com as tecnologias, potencializar e qualificar a aprendizagem e auxiliar com o desenvolvimento das competências necessárias para o século 21. Esses são alguns dos objetivos das oficinas de Educação Maker e Iniciação Profissional que serão desenvolvidas com 60 alunos do município de Bom Jesus do Oeste. Serão duas turmas de Educação Maker, com alunos do 4° e 5° anos, e duas turmas de Iniciação Profissional, com estudantes do 7°, 8° e 9° anos e do ensino médio.
            O contrato com a prefeitura foi assinado nesta semana, no SESI/SENAI Pinhalzinho, com a presença do prefeito Ronaldo Senger, o vice-presidente regional Oeste da FIESC Waldemar Schmitz e o gerente executivo do SESI/SENAI, Almeri Dedonatto. Os estudantes terão disciplinas como robótica, matemática, games, comunicação e mídias, ciência e invenções, instalações industriais e disciplinas voltadas ao mundo do trabalho.
            Busca-se desenvolver nos alunos as competências necessárias ao século 21, envolvendo as dimensões cognitiva (desenvolvimento de competências intelectuais), afetiva (emocional, sentimentos, valores, apreciação, entusiasmo, motivação, atitudes, juízos, opiniões) e psicomotora (movimento físico, sentidos, coordenação, áreas motoras e sensoriais).
SERRA ALTA
Nesta semana também iniciaram as aulas com os estudantes do 4º, 5º, 8º e 9º anos de Serra Alta. O contrato com o município foi assinado neste mês pelo prefeito Darci Cerizolli e pelo gerente de operações do SESI/SENAI da região Oeste, Jardel Carminatti. Os alunos do 4º e 5º ano terão um total de 80 horas de curso e os do 8º e 9º 150 horas.
QUALIFICAÇÃO
De acordo com o gerente executivo do SESI/SENAI, a entidade está ampliando a atuação no Estado e na região com os programas de educação oferecidos no contra turno escolar. “Queremos dar ao estudante oportunidades de vivenciar conceitos da engenharia, da física, da matemática e do design, desenvolver o raciocínio lógico, analítico e crítico, além da criatividade, do trabalho colaborativo, das habilidades de pesquisa científica, estimulando os estudantes a colocar a mão na massa e construir protótipos, criar hipóteses, analisar resultados. Os estudantes terão uma vivência mais próxima com as tecnologias e com as profissões. A intenção é começar a ingressa-los no mundo do trabalho e no empreendedorismo, contribuindo para que visualizem oportunidades tanto na vida profissional quanto pessoal”, frisou Dedonatto.
Waldemar Schmitz enalteceu a visão de futuro dos prefeitos Darci Cerizolli e Ronaldo Senger que estão oportunizando qualificação aos jovens. “São mais de 100 alunos nos dois municípios que estão se preparando para o mundo do trabalho, desenvolvendo suas habilidades e competências. Isso possibilitará se manterem em suas comunidades como futuros empreendedores, sendo pessoas bem-sucedidas e com futuros promissores”.
Entre os benefícios propostos pelos cursos estão: enriquecer o plano de desenvolvimento; despertar nos adolescentes e jovens o interesse pelo mundo do trabalho mais cedo; oportunizar a descoberta de afinidades; incentivar os jovens para que fiquem no município, estimular o empreendedorismo; elevar a autoestima e sentimento de capacidade por intermédio do conhecimento; e ampliar oportunidades de inovação e desenvolvimento tecnológico do município.

Veja também

FUTEBOL PROFISSIONAL: AURORA manterá o patrocínio da CHAPECOENSE em 202011/12 A Associação Chapecoense de Futebol não estará mais, em 2020, na elite do futebol brasileiro. Mesmo assim, em uma demonstração de cooperação, fé e confiança, a Cooperativa Central Aurora Alimentos manterá a condição de patrocinadora master da equipe alviverde. O comunicado foi feito hoje pelo presidente da Aurora......

Voltar para (Blog)