Postado em 08 de Maio de 2024 às 10h37

Projeto Chão de Fábrica: despertando o interesse de jovens pela indústria

Desde 2022, o SENAI de Xanxerê conta com o projeto que instiga jovens para o mercado de trabalho da indústria 

Projeto Chão de Fábrica resgata o olhar de jovens para a indústria

  Conectar e despertar alunos para as oportunidades que a indústria oferece. Esse é o propósito do Projeto Chão de Fábrica, lançado em 2022, no SENAI Xanxerê. Por meio de visitas, palestras técnicas e de diálogo com industriais, os jovens têm a chance de conhecer como é o ambiente industrial, os processos e serem conectados com profissionais do setor.
  "A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) prepara profissionais, garantindo que a indústria catarinense conte com os melhores talentos. Isso inclui desde cursos técnicos e graduações até programas de aperfeiçoamento e atualização profissional. O Projeto Chão de Fábrica é a representação da qualidade e inovação para instigar as novas gerações para este mercado", explica o gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.
  O professor, Maicon de Bortoli, destaca que o projeto favorece que a indústria se conecte com a mão de obra técnica que entrará no mercado de trabalho, formando um networking colaborativo. “Acreditamos que cada estudante merece oportunidades para crescer e se desenvolver. Queremos proporcionar o conhecimento do mercado de trabalho e das diversas empresas da região. Enxergamos que são oportunidades despertar o interesse deles e explorar as diversas possibilidades que a indústria oferece para sua formação e crescimento profissional.”
  Maicon ainda salienta que além de visitas, é criada uma rede de relacionamento a partir das palestras técnicas. “Durante essas palestras, o conhecimento é ampliado, refinado e vivenciado na prática pelos alunos. A abordagem metodológica e simplificada das tecnologias e dos serviços da indústria é utilizada para facilitar a compreensão dos alunos. Essa estratégia envolve não apenas a transmissão de conhecimento teórico, mas também a aplicação prática e o desenvolvimento de conexões interpessoais na área técnica”, frisa o professor.
  Ainda no projeto, por meio do networking com grandes empresas e empreendedores, são oferecidas oportunidades de capacitações extras com treinamentos específicos dentro das indústrias. conhecimento e abordagem das novidades da indústria, principalmente com o crescimento constante da tecnologia e da Indústria 4.0. Possibilidades da concretização de negócios, pois dentro das escolas técnicas estão os consumidores dos produtos e serviços industriais.
Indústria 4.0
  Os serviços de Indústria 4.0 buscam desenvolver soluções em automação, manufatura avançada, sensoriamento e avaliação de maturidade das linhas de produção. Também chamada Quarta Revolução Industrial, é um conjunto de transformações que mudam tanto as formas de produção, quanto os modelos de negócios das indústrias. 

Veja também

Painel do Campo Futuro levanta custos de produção da área de piscicultura em Massaranduba 14/09/22   A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sistema Faesc/Senar-SC levantaram os custos da produção do segmento de piscicultura (produtores de peixes), nesta segunda-feira (12), durante painel virtual em Massaranduba. A iniciativa integra o Projeto Campo Futuro, que analisa as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada......
Projetos do Sebrae/SC em Quilombo vislumbram tendências de mercado30/01/20 Apicultura, vitivinicultura e turismo são algumas áreas contempladas com projetos do Sebrae/SC no município de Quilombo, no oeste catarinense. Para apresentar os resultados obtidos com os projetos e abordar as características da......

Voltar para (Blog)