Postado em 11 de Agosto às 14h22

Projeto Aprender a Empreender promove palestra para mais de 580 estudantes em São Lourenço do Oeste

Atividade integra a formação empreendedora de alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal e reforça o compromisso coletivo com a educação transformadora 

Mais de 580 estudantes dos 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Oeste participaram, nesta quarta-feira (06), da palestra “Empreendedorismo em dois tempos”. (Foto: Marcelo Coan/MB Comunicação)

Mais de 580 estudantes dos 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Oeste participaram, na última quarta-feira (06), da palestra “Empreendedorismo em dois tempos”, realizada no Teatro Professor Arno Ignácio Etge, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. A atividade integra o cronograma de formação do projeto Aprender Empreender, desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o apoio de 46 empresas e instituições, incluindo o Sebrae/SC.
A palestra reforçou a proposta central do projeto despertar nos jovens uma mentalidade empreendedora que vá além da abertura de negócios, promovendo o desenvolvimento de habilidades como liderança, criatividade, trabalho em equipe, responsabilidade e visão de futuro.
Segundo a gestora regional no oeste do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming, essa parceria faz parte da essência da instituição e está alinhado com o compromisso de formação empreendedora desde os primeiros anos da vida escolar. “O Sebrae/SC atua em todo o país com programas de educação empreendedora. Estar ao lado do Aprender a Empreender é uma forma de contribuir diretamente com a construção de uma sociedade mais preparada e consciente. Acreditamos que despertar essas competências nos jovens é investir no futuro da região”, afirma.
Gabriela destaca ainda que o Sebrae/SC segue comprometido com a continuidade do projeto. “Desde 2024, temos atuado com oficinas e ações conjuntas. A troca de experiências é constante, e a parceria com o Ministério Público, com o município e com as empresas tem gerado resultados concretos e transformadores”, observa.
Representando o Ministério Público de Santa Catarina, a residente em direito da 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço do Oeste, Cauane Horbach, reforça a importância da mobilização social em torno do projeto. “O Aprender a Empreender nasceu aqui, mas já está sendo replicado em diversos municípios. Nosso objetivo é oferecer alternativas para que os jovens permaneçam na escola e desenvolvam competências que ampliem suas perspectivas. É um projeto que une forças: poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada”.
Segundo Cauane, o compromisso do MPSC é seguir promovendo essa integração para que o projeto ganhe cada vez mais capilaridade. “Nosso desejo é levá-lo à rede estadual de ensino e, futuramente, replicá-lo nacionalmente”.
O prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti, enfatiza o orgulho do município em ser o berço de um projeto que ganha reconhecimento em nível estadual. Segundo ele, o projeto tem mostrado sua força e despertado o interesse de outros municípios porque é construído com base sólida, a exemplo das parcerias como a do Sebrae. Para o prefeito, a iniciativa representa um novo modelo de política pública voltada à juventude. “Estamos oferecendo aos nossos adolescentes não só oportunidades, mas ferramentas para que eles escolham o seu caminho com consciência. E isso é transformador”.
Neste sentido, o secretário municipal de Educação, Alex Cleidir Tardetti, destaca que o projeto Aprender Empreender já é uma política pública consolidada, regulamentada em âmbito municipal. “É uma das iniciativas mais robustas que temos, com impacto imediato. Os alunos vivenciam o empreendedorismo na prática, com acesso direto a 46 empresas parceiras. O apoio do Sebrae e de outras instituições chancela o projeto e mostra que ele está no caminho certo”. Segundo Tardetti, a proposta é garantir que os estudantes saiam da rede municipal encaminhados para alguma trilha de desenvolvimento pessoal e profissional. “A educação precisa ultrapassar os muros da escola. E este projeto mostra que é possível compartilhar, inovar e transformar vidas com o engajamento de todos”.
UM PROJETO QUE NASCE DA ESCOLA E INSPIRA O ESTADO
Criado em 2023 pela professora Rosi Mari Brandalize de Miranda, o Aprender Empreender surgiu como uma ação pontual na Escola São Lourenço. Em 2024, com o apoio do Ministério Público, ganhou amplitude e passou a ser implementado em todas as escolas da rede municipal que atendem os anos finais do ensino fundamental. Em 2025, consolidou-se como uma referência estadual em educação empreendedora, com interesse crescente de outros municípios.
 Segundo a professora coordenadora do projeto, há três objetivos principais: ressignificar a escola, combater a evasão escolar e oferecer oportunidades de primeiro emprego. “Com a parceria de 46 empresas, nossos alunos têm a chance real de vivenciar o mundo do trabalho. O apoio do Sebrae tem sido essencial para fortalecer essa jornada”, destaca Rosi Mari. “Não se trata apenas de empreender no sentido financeiro, mas de transformar o ser humano, fazer dele protagonista da própria história”, finaliza.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site. 
 
 
 

Gestora regional no oeste do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming. (Foto: Marcelo Coan/MB Comunicação)

A atividade integra o cronograma de formação do projeto Aprender Empreender, desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o apoio de 46 empresas e instituições, incluindo o Sebrae/SC. (Foto: Marcelo Coan/MB Comunicação)

Veja também

Santa Catarina lidera ranking de declaração anual de MEIs07/05/21             Santa Catarina foi o Estado que proporcionalmente mais entregou a Declaração Anual de Rendimento da MEI (DASN-SIMEI) 2021, representando um número de 41,21%. Apesar de liderar o ranking entre os Estados, o prazo para a entrega da declaração termina dia 31 de maio, e 59% dos MEIs catarinenses ainda não entregaram a sua......
Sebrae/SC será correalizador do HJ Conference 202320/09/23 Três palestras âncoras selecionadas serão transmitidas ao vivo, permitindo que pessoas de todo o país tenham acesso e oportunidade de conhecer o movimento (Foto: Divulgação)....

Voltar para (Blog)