A Administração Municipal de Caibi, no extremo oeste catarinense, lançará no próximo sábado (6 de novembro), a partir das 17h30, a programação do “Doce Natal de Caibi: Encanto e Magia”. O evento acontecerá na Praça Pedro Antônio Bigaton, no centro, e observará todas as orientações sanitárias de prevenção à covid-19. A iniciativa é uma estratégia para transformar a celebração tradicional em um produto turístico e faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
Participarão do lançamento as doceiras do município, o grupo do artesanato e a comunidade em geral. A solenidade consistirá do lançamento das festividades natalinas, da divulgação da programação 2021 e da apresentação da música oficial do Doce Natal de Caibi. As atrações natalinas iniciam no dia 26 de novembro e a programação se estende até 6 de janeiro de 2022.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silmara Bratz, com foco na sustentabilidade e na economia para os cofres públicos neste ano a decoração natalina foi reaproveitada em 80%, porém não deixa a desejar na beleza e no encanto. “Os visitantes encontrarão um espaço exclusivo para registro de fotografias, opções gastronômicas, o Festival dos Pinheiros e uma programação voltada às famílias”, antecipa.
Neste ano, ainda em virtude da pandemia da covid-19 e da necessidade de evitar aglomerações não haverá o tradicional grande desfile. Silmara explica que a ideia para os próximos anos, assim que as condições sanitárias permitirem, é dar continuidade a essa proposta que sempre surpreende o público. “Preparamos uma programação para encantar às famílias e resgatar a magia desta época do ano, que remete a solidariedade, união e empatia pelo próximo”, argumenta.
Histórico
A Administração Municipal de Caibi tem investido nos últimos anos no Doce Natal como estratégia para fomentar o turismo no município e na região extremo oeste, transformando-o no maior evento natalino do Estado. A cada edição a programação contempla atrações que buscam mostrar as potencialidades culturais locais.
O turismo foi definido pelo Poder Público como eixo estratégico de desenvolvimento territorial. Para dinamizar o setor foi elaborado o Plano Municipal de Turismo e debatida a temática no Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM), que contou com a contribuição do Sebrae/SC.
Amotivação para investir no turismo surgiu a partir da reflexão de lideranças locais sobre as potencialidades e os atrativos exclusivos do município. O objetivo foi identificar uma atividade que fosse diferenciada e marcante para atrair e encantar as pessoas, gerar fluxo turístico e, com isso, promover a geração de renda e de novas oportunidades para os munícipes.