Postado em 20 de Julho de 2023 às 13h26

2º Encontro Pet debate Síndrome de Burnout e qualidade de vida

Psicóloga Marcia Regina Favaretto Guaragni e médico veterinário Italmar Teodorico Navarro explanarão sobre os assuntos neste sábado (22), na sede do Nucleovet, em Chapecó (SC)
Marcia Regina Favaretto Guaragni falará sobre saúde mental.
Estresse, angústia, enxaqueca, insônia, irritabilidade, pessimismo e sensação de exaustão. Esses são alguns sintomas que podem indicar Síndrome de Burnout. A doença é uma preocupação mundial e também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Anteriormente, estava associada a profissionais que tinham experiência de estresse elevado, como policiais e bombeiros, mas, atualmente, pode ser identificada em qualquer área de atuação. Quando a profissão envolve salvar vidas, como as profissões do setor de saúde, a situação pode piorar. Isso inclui médicos veterinários.
Para orientar e alertar sobre o diagnóstico, esse terá será debatido no 2º Encontro Pet, neste sábado (22). A psicóloga Marcia Regina Favaretto Guaragni palestrará sobre palestra “Síndrome de Burnout e saúde mental: a vida pede pausas”, às 14 horas. Realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o evento será na sede da entidade, em Chapecó (SC), das 13h30 às 18 horas.
Na sequência, às 15 horas, o médico veterinário Italmar Teodorico Navarro explanará sobre “Qualidade de vida para sobreviver em tempos difíceis”. Ele abordará os valores pessoais do indivíduo e no coletivo, como nível, qualidade e estilo de vida e o quanto isso contribui para saúde. Mostrará os desafios de início de século nos aspectos profissional, social, familiar e espiritual. Também apresentará os principais pontos desafiadores do médico veterinário e suas consequências para a saúde do profissional, além das condutas e caminhos capazes de permitir o enfrentamento de momentos angustiantes que o médico veterinário é obrigado a passar.
Marcia Regina Favaretto Guaragni é graduada em Psicologia pela Unochapecó, tem formação Sistêmica em Terapia de Casal e Família pela Clínica Elo, de Passo Fundo, especialização em Psicologia Jurídica pela Unochapecó, especialização em Terapias Cognitivo-Comportamental pela Unochapecó e formação em Terapia do Esquema pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC), de São Paulo.
            Italmar Teodorico Navarro é professor associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua na disciplina de Zoonoses e Higiene dos Alimentos e Planejamento Sanitário para graduação em Medicina Veterinária e na pós-graduação (residência, mestrado e doutorado). Graduou-se em Medicina Veterinária na UEL, tem especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESP), mestrado em Ciências de Alimentos pela UEL e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada as Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas áreas de Protozoologia e Saúde Pública, fez estágios em Washington State University, em Pullman, nos Estados Unidos, e em Moredun Research Institute, em Edimburgo, na Escócia. É professor associado na UEL.
Uma das integrantes da Comissão Organizadora, Gisele Claudia Penso, destaca que o objetivo do Encontro Pet é oferecer informações e conhecimentos aos profissionais da medicina veterinária sobre o segmento de pequenos animais. “Buscamos atender as demandas e necessidades dos colegas, não apenas em questões técnicas da área, mas também de qualidade de vida e de saúde”. Para o presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, o Encontro Pet segue uma das missões do Nucleovet, que é de selecionar, estruturar e apresentar uma programação de alto nível, capaz de sintetizar os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia, como também conhecimento na área de desenvolvimento humano, e colocá-los ao alcance dos participantes.
Haverá ainda, neste ano, a 3ª edição do Encontro Pet, que ocorrerá no dia 18 de novembro.
 
PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO PET
 
Dia 22 de julho de 2023
 
13h30: Recepção e abertura
14 horas: Síndrome de Burnout e saúde mental: a vida pede pausas
Palestrante: Marcia Regina Favaretto Guaragni
15 horas: Qualidade de vida para sobreviver em tempos difíceis
Palestrante: Italmar Teodorico Navarro
16 horas: Intervalo com coffee break
16h30: Doenças transmitidas por vetores
Palestrante: Paulo Tabanez
18 horas: Encerramento com happy hour

Italmar Teodorico Navarro explanará sobre qualidade de vida.

Veja também

Sebrae/SC divulga soluções aos pequenos negócios no HJ2230/09/22 Finanças, linhas de crédito, maturidade do negócio, aplicação do Business Model Canvas, indicadores estratégicos, gestão de custos, empreendedorismo, inovação e produtividade. Esses são......
Gestação: momento singular em meio ao caos da pandemia20/05/20   Momento muito aguardado pelos pais, familiares e amigos, a gestação é uma fase única, marcada pela expectativa em receber o novo integrante, pelos cuidados necessários com a saúde da mãe e por muitas......

Voltar para (Blog)