Programa voltado à saúde beneficia mais de 200 homens em Jaguaruna
Iniciativa reuniu mais de 200 homens.
Mais de 200 homens participaram de uma ação voltada à informação, prevenção e cuidado à saúde masculina. O evento, realizado no dia 21 de novembro em Jaguaruna, no sul do estado, integrou as ações do Programa Saúde do Homem Rural. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), do Sindicato Rural de Jaguaruna, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina) e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo foi conscientizar o público masculino do campo sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente sobre a prevenção de doenças. Durante o evento, abordados temas de interesse das comunidades rurais, reforçando a importância do exame de próstata e de outros hábitos que promovem a saúde e a qualidade de vida. Também foram oferecidos exames preventivos.
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal de Administração Giliard Raimundo Goulart, do secretário municipal de Saúde Maicon Goulart Laureano, da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa e da representante do Sindicato Rural Manoela Ramos.
As atividades foram conduzidas por médicos contratados pelo Senar/SC, além de profissionais de saúde e voluntários do município. Entre os palestrantes estiveram os médicos urologistas Dr. Francisco Ribas Marconato e Dr. Francisco Henrique Cavalli Marconato.
Sueli avaliou o evento de forma positiva e enfatizou que contribuiu significativamente para conscientizar sobre a adoção de hábitos saudáveis e de atitudes que visam o diagnóstico precoce de doenças. "O programa tem sido essencial para levar serviços de saúde e informações aos participantes", afirmou.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que o programa tem transformado a vida de trabalhadores e produtores rurais do estado. “Trata-se de uma ação que confirma o nosso compromisso com o cuidado à saúde no meio rural. Levar esses atendimentos ao campo é fundamental, pois a população rural masculina, muitas vezes, deixa para depois a busca por assistência médica em função da rotina intensa de trabalho ou pela falta de acesso aos serviços de saúde em locais próximos. O programa incentiva o cuidado à saúde e é uma satisfação saber que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida no campo”.
SAÚDE DO HOMEM RURAL
O Programa Saúde do Homem Rural é promovido pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, as ações atenderam 2.851 homens em 2023 e, desde 2010, contabilizam mais de 15 mil homens participantes.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
Programa visa promover a saúde e a qualidade de vida do homem rural.
Evento superou as expectativas.
Veja também
Recursos do Plano Safra asseguram a produção de alimentos, avalia OCESC18/Jun/202018/06/20há 4 anos Quinta-feira, 18 de Junho de 202018/06/2020“O setor do agronegócio vem salvando o País e a balança comercial brasileira neste período de estagnação econômica provocada pela pandemia da Covid-19. Com esse cenário de muita instabilidade nos negócios, o anúncio do Governo Federal de disponibilizar R$ 236,3 bilhões para produção agropecuária nacional é......
Coronavírus: Sala do Empreendedor de Abelardo Luz mantém atendimento on-line30/Mar/202030/03/20há 5 anos Segunda-feira, 30 de Março de 202030/03/2020Os pequenos negócios serão os mais impactados com essa crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus. Para auxiliar no processo de manutenção das atividades econômicas e oferecer o suporte......
Nucleovet adia Primeiro Encontro Pet para março de 202301/Dez/202201/12/22há 2 anos Quinta-feira, 01 de Dezembro de 202201/12/2022Evento que seria realizado neste sábado na sede do Nucleovet, em Chapecó (SC), ocorrerá em 18 de março do próximo ano...