Postado em 04 de Dezembro de 2020 às 16h37

Programa Smart Rádio: marketing digital é estratégia para alavancar os negócios

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Como transformar uma rádio em smart? Quais os investimentos necessários em novas tecnologias? De que maneira capacitar os profissionais para atuar nesse novo cenário? Quais conceitos definem uma empresa de radiodifusão como bem-sucedida no mercado? Essas reflexões foram propostas pelo publicitário e empresário Robson Ferri, nesta semana, durante palestra on-line “O marketing digital como estratégia para alavancar os negócios”. A iniciativa faz parte do Programa Smart Rádio – Gestão e Inovação para Rádios realizado pela parceria entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sebrae/SC. O evento virtual marcou o encerramento deste ciclo iniciado em maio de 2019.
De acordo com Ferri, os maiores desafios para tornar o rádio smart são as pessoas. “Ainda temos consolidado no mercado o conceito da necessidade de investimentos nos mais atuais equipamentos disponíveis. Contudo, essa seria uma visão muito simplista, pois uma rádio bem-sucedida vai além e precisa de: ambiente, pessoas, gestão e experiências. Precisamos fazer essas reflexões, de como criar esses ambientes e esse formato de negócio”, argumentou.
O ambiente, segundo Ferri, precisa ser favorável para o desempenho das funções. Para isso é necessário comunicação, inclusão, adequação e equilíbrio. “Isso é fundamental para que as pessoas se sintam parte desse ecossistema. A empresa também precisa capacitar e estimular seus profissionais para que inovem”, expôs.
Para a gestão das pessoas, a recomendação do publicitário é identificar os funcionários frustrados, acomodados e individualistas. “Não é necessário realizar uma caça às bruxas dentro da empresa, porque esse processo ocorre naturalmente. Não pré-julgue o time, invista nas pessoas ao ponto delas avaliarem se querem ou não essa nova realidade”, enfatizou. Outras indicações aos gestores é deixar os desafios e perspectivas sempre transparentes, estimular os talentos, atrair fôlego novo (independentemente da idade) e gerar desafios para a equipe. “Os líderes precisam enxergar aqueles que desejam manter o negócio, dar resultados e têm perspectivas de futuro. Nunca barre a pró-atividade, mesmo que você pague por um erro”, argumentou.
Na gestão, Ferri ressaltou a importância da empresa ter ferramentas intuitivas e que possam ser atualizadas constantemente, até mesmo pelo celular. “Neste quesito é fundamental: estratégica constante, flexível, autonomia e valores”, explicou. Para a experiência, Ferri comentou que é preciso impactar, engajar, trazer resultado e projetar. “O rádio precisa ser um gerador de negócios e soluções”, finalizou. O empresário relatou sua trajetória profissional e como empresário e apresentou cases de campanhas que se conectam com a realidade cotidiana.
PROGRAMA
O Smart Rádio é um programa elaborado de maneira personalizada para atender as temáticas levantadas na pesquisa, com assuntos relacionados à gestão empresarial, aspectos técnicos e inovação. A iniciativa teve duração de 18 meses e sua metodologia incluiu: capacitações presenciais e a distância, workshops, palestras e consultorias. O programa foi desenvolvido nas regiões de Chapecó, Blumenau e Cririúma. No oeste participaram 16 emissoras de rádio.
De acordo com o presidente da Acaert, Silvano Silva, o programa terá novidades para 2021 com a oferta de um diagnóstico que contemplará as áreas de finanças, processos e pessoas. A iniciativa agregará com indicadores e soluções para tornar as empresas do setor mais competitivas. “A radiodifusão vem evoluindo ao longo dos anos. O diferencial do rádio é o calor humano, por isso saímos desse ano histórico e difícil mais fortalecidos, com mais credibilidade e audiência. Temos esperança que 2021 seja um ano espetacular para todos”.
Para o diretor executivo da Acaert, Leonardo Soares Amorim, o programa proporcionou reflexões sobre o ano desafiador. “Levaremos muito aprendizado, pois construímos laços mais fortes com nossos parceiros e a criatividade precisou aflorar em todos. Ao encerrar esse ciclo avaliamos que a parceria foi muito positiva, tivemos belos exemplos e também identificamos o que devemos melhorar nas próximas oportunidades”, comentou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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